domingo, 30 de novembro de 2008

Abaixando a Máquina: Ética e Dor no Fotojornalismo



Com uma narrativa simples, mas discutindo questões muito complexas, Abaixando a Máquina aborda o dia-a-dia dos fotógrafos dos principais jornais do Rio de janeiro.
Enfocando principalmente a questão ética do ato de fotografar, o filme apresenta as angústias e dilemas vividos por estes profissionais durante o exercício de seus ofícios.
O debate ultrapassa os limites da imagem e conta com declarações de psicanalistas, professores, autoridades, líderes comunitários, fotógrafos e fotografados.

Além dos depoimentos, Abaixando a Máquina registra os momentos de tensão que os fotógrafos enfrentam diariamente em conflitos armados nas comunidades dominadas pelo tráfico de drogas até o constragimento invasivo de fotografar os enterros das vítimas desta guerra.
Evandro Teixeira, Ignácio Ferreira, Flávio Damm, Marcos Tristão, Marcia Folleto, Wânia Corredo, Severino Silva, Domingos Peixoto, Wilton Jr. Custódio Coimbra, ... são alguns dos nomes presentes neste documentário.
O filme foi idealizado por Guillermo Planel que junto com Renato de Paula dirigiram e editaram o documentário. Este é o primeiro projeto de longa duração do Núcleo da Imagem, empresa que ambos são socios, e a Approach, uma das mais importantes empresas de assessorias de imprensa do Brasil.
Sem a menor intenção de definir o que é ética, o filme apenas levanta a discussão em torno do assunto e deixa que o espectador tire suas próprias conclusões.

Nota do redator: trouxe esse documentário a título de recomendação porque é um trabalho realmente muito bom e nos dá uma ampla noção do trabalho destes verdadeiros abnegados, que abrem mão da sua segurança para registrar e mostrar as mazelas e a violência do nosso cotidiano. O filme traz relatos emocionantes dos fotógrafos, que muitas vezes por mais difícil que seja a cena, são impedidos de "abaixar a máquina" por terem que mostrar a realidade nua e crua e mesmo diante deste dilema, algumas vezes não conseguem superar a carga emocional de uma situação, impedindo que "levantem a máquina". Ética, dilemas e moralidade são discutidas de forma muito interessante, principalmente para aqueles que não conhecem seus trabalhos atrás de uma câmera. Recomendo totalmente e agradeço ao amigo Renan Odorizi por ter me emprestado o DVD para que pudesse conhecer. Por sinal, um original custa apenas R$ 16,00. Preço super bacana para um trabalho de tamanha importância. Garanta o seu no site oficial (link acima).

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

3 Comentários:

Renan Odorizi disse...

Eu também recomendo...
trabalho super bem feito e o diretor o Renato, pessoa muito gente boa e fez esse documentário em cima de sua tese de mestrado!
Super show o trabalho...aliás, usarei como exemplo em meu TCC, que ecolhi o tema Fotojornalismo!
Esse blog ta muito bom...so podia ser do Rodrigão!!rs

Anderson Sutherland disse...

Caracoles....
Tem um tempinho que eu estava na procura desse vídeo...

Às vezes falo sobre isso[[ÉTICA] aqui em Sampa mas muitos preferem clicar as pessoas caídas no chão, ao relento...Queria ver era subir os morros...Ou cobrir um tiroteio, assim como na Reportagem... Mas........

Melhor fazer a Fotografia mas com Ética...
Abs

mais curtidas facebook disse...

Muito bom o post bem bacana !!

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO