domingo, 23 de novembro de 2008

Filtros Fotográficos Hoya

Os filtros da Hoya são de longe os mais conhecidos e recomendados por uma grande gama de profissionais e amadores e dentre um dos melhores do mercado.

Vocês devem estar pensando que sou algum “garoto propaganda” ou que estou ganhando algum “jabá” da empresa para fazer esse artigo, mas posso garantir que não é nada disso. Resolvi fazer esse texto porque os filtros Hoya são sem dúvida alguma os mais fáceis de serem encontrados tanto no Brasil quanto no exterior.

Portanto longe de querer aqui fazer propaganda para esses filtros, mas sim esmiuçar os diferentes tipos de produtos em sua linha, ajudando na escolha por parte do fotógrafo na hora da compra.

Muitas pessoas sentem dificuldades de entender as classificações de seus filtros, pois cada "color series" possui um tratamento mais agressivo quanto à cobertura anti-reflexiva (multi-coated), evitando assim anomalias exageradas de flares, derivadas de fortes pontos de luzes.

Para começarmos a entender, a Hoya classifica a tecnologia empregada em seus filtros por série de cores (color series), colocando-os na seguinte ordem de qualidade: Standard, HMC, Super HMC, Pro 1 Digital e Ultra.
Vale ressaltar que quanto maior a tecnologia, mais caro o filtro é. Portanto, um filtro standard custará menos que um Pro 1 Digital, que conseqüentemente custará menos que um Ultra.
Abaixo estão listados os tipos de filtros, bem como com a sua imagem para ajudar na correlação. As imagens estão em thumbnail, portanto se clicar em cada uma delas, abrirá em uma página em tamanho maior.


Filtros standard - GREEN SERIES
São os mais fáceis de serem encontrados no mercado e tem o seu preço mais em conta. Não recebe tratamento multi-coated (multi-cobertura), que evitam os aparecimentos de flares e possuem cerca de 87% de transmissão de luz efetiva.
Mesmo assim são ótimos filtros, mas as vezes incomoda por conta destas anomalias luminosas.
Não se recomenda usá-los acoplados com outros filtros justamente porque intensifica o aparecimento dos flares (usar por exemplo UV junto com PLC).



Filtros standard - BLUE SERIES
Possuem dois níveis de tratamentos aplicados, sendo um de cada lado das superfícies, suprimindo reflexos e aumentando a passagem da luz.
Existem algumas exceções na gama de filtros de efeitos especiais que devido aos materiais especiais usados em sua fabricação não recebem tratamento.
Segundo a documentação oficial da Hoya, possuem cerca de 92% de transmissão de luz efetiva.



Filtros HMC - GREY SERIES
Estes filtros são muito recomendados por sua capacidade de reduzir reflexos nas superfícies reduzindo raios de luz e sombras, já que conta com tratamento Multiplo anti-reflexo.
Segundo a documentação oficial da Hoya, 0 resultado permite aproximadamente 97% de passagem da luz, oferecendo contrastes nítidos e cores equilibradas.
Os filtros HOYA HMC são recomendados para realçar o rendimento das atuais objetivas com tratamento múltiplo.


Filtros Super HMC - BLACK SERIES
Estes filtros oferecem características revolucionárias na transmissão da luz e balanço das cores. Doze (12) camadas sobrepostas de super tratamento são aplicadas as superfícies dos modelos Skylight 1B e UV (0), o que possibilita transmissão de aproximadamente 99,7% de luz. Fabricados com uma superfície de máxima precisão, permite aumento da resistência aos reflexos internos indesejáveis e dessa forma, imagens excitantes podem ser registradas com grandes aberturas sem comprometer o rendimento da sua objetiva. O Polarizador Circular ultra fino tem 7 camadas de tratamento múltiplo aplicadas a sua superfície traseira para eliminar os reflexos internos e sombras. Uma avançada película fina exclusiva é utilizada para garantir uma perfeita polarização de luz com balanço da cor neutra. Seu perfil delgado de somente 5mm evita as vinhetas, tornando-as ideais para utilização com objetivas grande angulares. Não tem rosca frontal mas podem aceitar tampas de pressão.


Filtros Pro 1 Digital - SPECIAL SERIES
Estes filtros buscam garantir desempenho revolucionário na transmissão de luz e balanço de cor. É a única série não definida por uma cor propriamente dita, pois sua embalagem é diferenciada e com um aspecto visual diferente dos demais, numa mescla de azuis e brancos.
Novas tecnologias permitiram à HOYA produzir cristais de performance superior nos filtros Skylight e UV com apenas 1mm de espessura que é temperado para aumentar a durabilidade. O cristal é colocado num anel super fino de 3mm (com rosca de filtro frontal) que evita vinhetas e resulta numa vantagem de 40% de peso em relação aos modelos standard. Doze camadas de tratamento especial são aplicadas às superfícies para produzir transmissão de luz de aproximadamente 99,7% em media. Foi especialmente desenvolvido para câmeras digitais, tanto fotográficas quanto filmadoras e para tanto conta com uma grande quantidade de calibres para roscagens mais diferentes, inclusive step up`s e step down`s.


Filtros Ultra - RED SERIES
Os filtros desta série utilizam novos anéis ULTRA finos, como no filtro SUPER PLC, projetados para evitar problemas de vinhetagem ao utilizar as objetivas grande angulares. Os filtros da série ULTRA utilizam anéis de somente 3mm de espessura, exceto para o filtro híbrido UV/Polarizador que tem 5mm. O tratamento múltiplo HMC é aplicado em ambas as superfícies dos filtros e são fornecidos com suas respectivas tampas de pressão. Os filtros ND ULTRA usam a nova tecnologia de tratamento multi-camadas para produzir uma curva de transmissão neutra que possibilita contraste de cores perfeitos. Foram também lançados os filtros híbridos nas séries ULTRA, que combinam os efeitos de dois filtros em um (por exemplo (PL-CIR e UV juntos). Isso significa que a série de filtros ULTRA é a ultima novidade para objetivas grande angulares da linha Hoya e dentre seus produtos não existe nenhum outro filtro da empresa que supere a qualidade dos ULTRAS.

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

7 Comentários:

Anônimo disse...

Os Hoya e os Tiffen são melhores na nossa opinião... mas não usamos nenhum tipo de filtro. :)

Unknown disse...

Obrigado pelo comentário Pamela.
Eu particularmente gosto muito dos Hoya, por serem fáceis de serem encontrados aqui no Brasil e por ter uma qualidade muito boa. Principalmente se for um filtro da linha Pro 1 Digital. A incidência de flares com eles é bastante reduzida. Já os Tiffen eu ainda não testei, mas gostaria muito. :)
Abração.

Anônimo disse...

Gosto muito dos filtros Hoya.
É bom conhecer os diferentes tipos.
Parabéns.

Claudio Arriens Santos disse...

Bastante esclarecedor, obrigado pela verdadeira aula sobre os Hoya. Sempre comprei os green, mas pela perda de luz, me parece que os PRO 1 digital valem cada centavo.

Diogo Sacramento disse...

Muito interessante, não conhecia a linha Ultra.
Parabéns por outra matéria super útil.
Abs

luiz lage disse...

Olha só, eu estou pesquisando filtros de qualidade e o que encontro? O Blog do Rostev! hehehehe
Excelente, Rostev!

Eu estou pensando em pegar um "Nikon 77mm Circular Polarizer Glass Filter II (Slim)".
A vantagem é que ele é Slim e permite colocar a tampa da lente ainda. Mas estou com receio de não ser multi-coated. Por isso estou seriamente pensando em pegar um B + W "Kaeseman", que é um filtro "protegido" pra situações mais extremas. Ou assim dizem.

Abração!

eduardo disse...

Otimo blog!!
tenho duvivida se alguem puder me responder eu agradeço e muito! principalmente que usa os filtros da hoya..eu acabei de comprar um filtro hoya UV Pro 1 HMC Super 58mm e me disserao que esse filtro so serve pra cameras de filme e nao pra cameras Digitais isto é Verdade?? eu tenho uma nikon D600.

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO