segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Vale Foto Clube no Valeparaibano

O Vale Foto Clube, grupo de fotógrafos amigos do Vale do Paraíba está fazendo história na região. Na edição de domingo do jornal Valeparaibano, o grupo obteve destaque ao fazer parte de uma matéria especial da jornalista Ana Paula Sarkis, sob o tema da fotografia contemporânea e a sua relação com fotógrafos amadores e profissionais que expõem seus trabalhos na internet, sobretudo no site de fotografias e relacionamento, Flickr.

Fico muito feliz ao ver o nosso fotoclube despontando como vanguarda na fotografia do Vale do Paraíba, porque seus integrantes fazem-no funcionar com muita alegria, satisfação e principalmente com muito amor pela arte de congelar momentos.

O Valeparaibano é um dos maiores jornais do Estado de São Paulo e sem sombra de dúvidas o diário mais conhecido e atuante no Vale do Paraíba. Acompanhe o texto veiculado na edição de 1º de fevereiro de 2009, no caderno “Cidades”.


Mundo Moderno
É real: uma foto vale mil palavras
Ana Paula Sarkis (especial para o valeparaibano)

Escrever com a luz. Registrar um momento único. Guardar para a eternidade a beleza de um lugar, o sorriso de uma criança, uma situação inusitada. Documentar a história través das imagens.
Não importa o significado que se dê para a fotografia, a importância que ela tem no mundo atual está muito além do registro de pessoas e lugares. A fotografia modificou o modo como se vê o mundo, e como o mundo se vê.
Além da importância histórica e dos trabalhos realizados por profissionais: jornalistas publicitários, arquitetos, entre outros, a fotografia se tornou um passatempo para muitos. E esse lazer se tornou ainda mais pertinente com o avanço da tecnologia, que possibilitou máquinas digitais, mais caras no primeiro momento, mas com melhor custo-benefício.
Além das ferramentas que permitiram o avanço da fotografia fora dos meios profissionais, a internet também se tornou plataforma da prática fotográfica, possibilitando desde conhecimento de técnicas até a troca de imagens. É comum que as pessoas, principalmente jovens e crianças, fotografem com o objetivo de alimentar suas páginas de relacionamento e diários virtuais, muitas vezes deixando de arquivar o registro, perdendo-o no espaço virtual de arquivos de músicas e imagens.
Mas alheias a este movimento de imagens próprias, algumas pessoas utilizam esses avanços para explorar momentos e lugares e dar vazão à paixão que sentem pelo que chamam de arte.
E é assim, unidas pela fotografia, que algumas pessoas se organizam, seja real ou virtual, para conversar sobre o assunto. Uma das plataformas utilizadas pelos fotógrafos, amadores ou profissionais, é o Flickr, cujo principal objetivo é expor imagens, e conversar sobre elas.
Dividido em grupos, é possível conversar sobre os seus temas preferidos – técnicas, luz, equipamento, motivo –, ou simplesmente brincar com as fotos em duelos entre duas fotos.

DOIS MUNDOS – O ambiente é propício para o conhecimento e amizades virtuais, chegando inclusive a sair do meio virtual para o real.
Foi nesse ambiente, que alguns foto-clubes, se formaram.
Alguns organizam cursos, workshops, encontros para conversar sobre fotografia. Ouros como o VFC (Vale Foto Clube), organizam saídas fotográficas.
Primeiramente, formado por pessoas de Guaratinguetá, o VFC rapidamente se expandiu, e hoje tem como membros pessoas de todo o Vale do Paraíba.
Todo o Mês o grupo escolhe uma cidade do Vale para visitar e passar o dia fotografando, geralmente o último dia do mês. Participam pessoas das mais diferentes profissões: jornalistas, metalúrgicos, estudantes; e das mais diferentes idades: de 9 a 60 anos.
É o caso da “Família Fotografia”, de Taubaté. O metalúrgico José Orlando dos Santos, 37 anos, sempre gostou de fotografia. Quando conheceu o VFC, gostou da idéia do grupo e levou sua família – a mulher e os dois filhos, um de 13 e outro de 9 anos – para o passeio.
O filho Bruno, de 13 anos, começou a gostar de fotografia por causa do pai. “Hoje eu procuro aprender sempre mais sobre fotografia, mas também pesquiso técnicas na internet”, disse.
Rodrigo Teófilo está no Flickr há 7 anos, quando as facilidades da fotografia digital fizeram com que se interessasse pela atividade. Há três anos o Vale Foto Clube começou a tomar forma, e hoje preside o foto-clube.

erratas


Erros em reportagens jornalísticas não são impossíveis de acontecerem (falo por experiência própria) e, portanto, o texto veiculado possui alguns equívocos, que aproveito para elucidá-los:

1 - O VFC não foi formado por pessoas de Guaratinguetá. O grupo desde o seu primeiro momento foi formado por membros de diversas cidades do Vale e é claro guaratinguetaenses estão entre eles. O grupo começou dentro de um outro chamado “Guará Fotoclube”, que até então realizava exclusivamente passeios na cidade de Guaratinguetá. O Guará Fotoclube possuía membros de outras cidades e como a idéia era estender os passeios para as demais cidades do Vale do Paraíba, resolvemos criar o VFC, que se tornaria um grupo mais amplo, nos moldes que se encontra hoje. O Guará Fotoclube ainda existe e conta apenas com membros da cidade. Por sinal boa parte deles também faz parte do VFC desde a sua fundação.

2 - O Vale Foto Clube não possui três anos de atividade. Estaremos agora em 2009 completando um ano, no mês de abril, quando aconteceu o nosso primeiro passeio oficial no Santuário Nacional de Aparecida.

3 - Eu (Rodrigo Teófilo), não possuo 7 anos de Flickr, mas sim quatro. Há cerca de 7 anos passei a tomar gosto da fotografia como hobby, já que profissionalmente já havia tido bastante contato, inclusive cobrindo eventos como fotojornalista para o meu semanário (Jornal Regional). Por não possuir mais equipamento fotográfico, acabei deixando a fotografia de lado e essa paixão voltou a ser impulsionada quando comprei minha primeira câmera digital decente. Desde então tenho tocado a fotografia como hobby e também como uma fonte extra de rendimentos.

4 - No texto impresso, duas fotografias acabaram sendo usadas para ilustrá-lo. Na legenda da primeira foto (para quem tiver oportunidade de ler o jornal), verá José Orlando e Bruno Nunes (pai e filho respectivamente), fotografando ao lado de Janaína Volfe, amiga de ambos e não “Patrícia”, esposa de José Orlando como acabou saindo impresso.


Essas questões são bastante importantes de serem esclarecidas e em nada desmerece o belo trabalho da jornalista Ana Paula Sarkis. Ela agora passou a fazer parte do VFC e aos poucos conhecerá mais do pessoal e sua história. Em nossa entrevista alguns pontos passaram com entendimento errado e foram publicados.
Por isso aproveito para deixar a errata aqui no blog, por ser a minha melhor forma de contato.

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

6 Comentários:

Anônimo disse...

Rodrigão: muito bom os esclarecimentos dos erros mas joguei "merda" no ventilador antes de ler o seu artigo. Mas, nem todos que lêem o jornal tem oportunidade de entrar em seu blog. Geralmente a primeira impressão é a que fica.
Não estou chateado com a Ana, muito pelo contrário, acho que ter mais uma pessoa ligada ao jornalismo em nosso grupo vai ser muito benéfico mas as pessoas tem que tomar cuidado com o que veiculam por aí.
Abraços

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHA
Jornalista é assim mesmo!
Escrevem o que querem ,não importa o que o entrevistado disse!
Só quero ver a cara dos "loucos por Canon" que sabem a que "Camera Digital Decente" o Rodrigão se refere!!
HAHAHAHAHAHAHA

Unknown disse...

Eheheeh...
Na verdade a "câmera decente" a que me refiro é uma Sony H2, que nada mais é do que uma compacta super zoom. Foi ela quem me deu fôlego renovado pra voltar a gostar da brincadeira. =)
Até então eu usava o sistema 35mm com uma SLR Phenix que usava lentes no padrão Pentax K. =D
Abração.

Unknown disse...

É Rodrigo, isso mesmo, não podemos desmerecer o trabalho da Ana Paula, não depende só dela, e em qualquer artigo dificilmente nao se comete enganos, ou então a gente fica esperando ler o que nos convem, ou o que a gente gostaria, mas nem sempre é assim. O importante é que o Vale Foto Clube começa a aparecer, devagarinho, mas a cada dia vai melhorar, sempre unidos, pois A UNIÃO FAZ A FORÇA. UNIDOS SEREMOS FORTES...E...FORTES SEREMOS RESPEITADOS.

Raymundo Rodrigues disse...

Querido Rodrigo,
Está demais o "blog". Informativo, crítico, e focado em fotografia.
Fico feliz em perceber o nosso VFC ganhando espaços, isso é sinal de que existem pessoas observando nossos movimentos.
Aproveito para registrar aqui o espaço que recem criei com o objetivo de ampliar nossos horizontes, pessoais e profissionais. abraço Raymundo Rodrigues - http://esquizofreniadasimagens.blogspot.com/

Chicória disse...

Nossa, mas eu não sabia desse grupo, que legal!
Vocês já contararam o pessoal do Câmera & Luz de SJC para marcarem algo juntos? Segue o site: www.cameraeluz.com.br

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO