sábado, 31 de janeiro de 2009

Londres noturna como você nunca viu...

O fotógrafo britânico Jason Hawkes fez uma série de fotografias aéreas de Londres.
O mais interessante é que as fotografias são noturnas e foram feitas durante vôos de helicóptero por toda a cidade.


Os resultados ficaram belíssimos e exprimem muito bem a qualidade do trabalho de Hawkes, que escolheu pontos famosos da cidade, como o estádio Stamford Bridge, do clube de futebol Chelsea, Emirates Stadium, do time Arsenal e o Millenium Dome, que abriga um dos maiores centros de entretenimento da cidade. Ele também escolheu paisagens mais amplas, como da Regent Street coberta com luzes de Natal e fotos de regiões como a City (centro financeiro da capital britânica).


O trabalho é considerado bastante difícil, caro e espetacular, afinal conseguir fotografias maravilhosas enquanto se pendura na porta de um helicóptero bimotor, que se balança a todo momento não é moleza alguma. "Para fotos noturnas hoje eu uso Nikons e Canons. Obviamente só trabalho com digital. Às vezes fotografo ligado diretamente a um Mac para olhar as imagens assim que as consigo, e minhas câmeras também são diretamente conectadas a um GPS, que adiciona informação de latitude e longitude direto na metadata (EXIF). Então, junto com o suporte, tem bastante equipamento em volta da câmera", explicou o fotógrafo.


Para fazer as imagens, ele colocava parte do corpo para fora do helicóptero, usando um forte aparato de segurança e um fone de ouvido com um microfone, para dar orientações ao piloto. "Fotografar ícones como a London Eye (a conhecida roda-gigante à beira do rio Tâmisa) à noite é interessante. Ela está toda iluminada e você consegue criar imagens diferentes com detalhes que você não vê quando está no solo", afirmou.


Ao trabalhar com imagens aéreas noturnas, o fotógrafo acha que o sistema digital veio a contribuir de forma muito positiva em seu trabalho. "Antes, com filme, eu só podia usar até ISO 400, às vezes ISO 800, mas com a última safra de câmeras posso fotografar facilmente com ISO 1.600 e conseguir bons resultados", comentou.


Hawkes faz fotografias aéreas desde 1991 e já produziu mais de 35 livros com as séries de imagens. Entre as publicações, está um livro de imagens aéreas das ilhas britânicas, do País de Gales, Irlanda e diversos outros lugares.


Veja o trabalho completo do fotógrafo em sua galeria pessoal:

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Muito bacana as fotos.
A última é a melhor!

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO