terça-feira, 24 de março de 2009

Conhecer: Hotel Fazenda Boa Vista

No Conhecer* desta semana, retratarei a belíssima e imponente Fazenda Boa Vista, localizada na cidade de Bananal/SP, região do Vale Histórico, no Vale do Paraíba.
O lugar foi uma das atrações do 9º passeio fotográfico do Vale Foto Clube.


A fazenda teve origem da Sesmaria da Água Comprida em fins do século XVIII.
Pertenceu ao Barão da Boa Vista, um dos mais ricos titulares do Império no Vale do Paraíba, levou mais de 100 anos para ser concluída - 1713 / 1840 , foi construida com a finalidade de produzir anil.

Posteriormente por volta de 1840, já sob a administração do herdeiro Luciano José de Almeida, passou a ter importância na produção de café, ciclo marcante desta região histórica do Vale do Paraiba.

Foi sem dúvida alguma a maior produtora de café do município e uma das maiores do Vale do Paraíba.

Nesta ocasião suas propriedades somavam 3900 alqueires geométricos, sendo necessários mais de 1000 escravos para fazer os serviços necessários, devido a destacada produção.

Bananal, em seus tempos áureos, encomendou da Bélgica uma estação ferroviária feita com chapas de ferro, um dos prédios mais importantes e conhecidos da cidade.

O objetivo desta estação era receber produtos de produção cafeeira, transportando-o para todo o Brasil e para ser embarcado para o exterior. Grande parte desta produção era de responsabilidade da Fazenda Boa Vista.

O prédio mantém algumas características do passado, como a capela, as telhas de barro, o piso, alguns objetos e móveis, além do barracão que hospedava a senzala.

Em 1948 hospedou o Barão de Caxias e restabeleceu suas tropas a caminho da Silveiras um dos focos da rebelião liberal.

Mantendo o característico estilo colonial predominante nas construções rurais do século XIX, a fazenda foi transformada no encantador Hotel Fazenda Boa Vista.

Localizada a 160 km do Rio de Janeiro e 300 km de São Paulo, você encontra a tranquilidade e as belezas da Mata Atlântica, com sua exuberante vegetação e uma infinidade de cachoeiras, acrescentada de um passado histórico, reduto dos Barões do Café - isto é Bananal.

Além do conforto da hospedagem, serve ainda, de palco para eventos diversos.
O Hotel Fazenda Boa Vista,vem a tempos, servindo de cenário para filmagens de novelas, mini séries, e diversos casos especiais.

A Fazenda foi utilizada nos seguintes trabalhos televisivos:
• novela "Casarão" (1975)
• novela "Dona Beija"
• novela "Cabloca"
• novela "Sinhá Moça"

Aos domingos, a fazenda fica aberta a visitação e as pessoas podem aproveitar para almoçar no belo e colonial restaurante do Hotel. A comida é deliciosa e de origem mineira, como leitão a pururuca, frango caipira, polenta, torresmo, entre outros.

No interior, além da decoração típica da época, encontra-se em algumas paredes fotos de bastidores e momentos divertidos das novelas que foram gravadas na fazenda, além de autógrafos e recados dos visitantes que passaram por lá. Ilustres ou não.

Como não poderia ser diferente, o Vale Foto Clube também deixou o seu registro, pois foi um dia que realmente marcou a todos nós.







Membros do Vale Foto Clube em frente ao casarão


Visite o site do Hotel Fazenda Boa Vista e conheça mais sobre esse maravilhoso atrativo histórico e Cultural do nosso Vale do Paraíba:


* Conhecer é uma coluna semanal publicada todas as terças-feiras. A idéia é mostrar em fotografias e textos, um pouco sobre lugares possuam uma história interessante e que foram fotografados por mim.

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

9 Comentários:

Anônimo disse...

olá pessoal, muito interessante, fotos belissímas, continue fazendo este trabalho fotográfico, parabéns.

Anônimo disse...

Amei, meu sonho é conhecer varias fazendas historicas e de epocas gostaria muito de morar numa.Abraços Marilia

Anônimo disse...

ESSA FAZENDA PERTENCEU AO SR. AMERICO NARDELLI?
cnardeli@yahoo.com.br

Unknown disse...

Caro "anônimo"...
Infelizmente não saberia lhe dizer sobre a propriedade da Fazenda.
Ao final do texto tem um link para o site deles.
Você deve conseguir alguma informação por lá.

Forte abraço.

MARIA REGINA disse...

MARIA REGINA
FICO ENCANTADA QUANDO VEJO FOTOS DAS FAZENDAS DA EPOCA DO CAFÉ. SOU DA OPINIÃO DA MARILIA, SE PUDESSE MORARIA NUMA!!!
QUEM SABE UM DIA ACERTE NA MEGA SENA!!!!!!!!!!!!

Noph disse...

Oi,estremamente importante este trabalho de valorização,cultural de nosso pasado hitórico.Para as nossas, futuras geraçoes. Um povo sem memória é um povo sem HITÒRIA.

alex ramos disse...

achei linda essa fazenda dos tenpos antigos nossa eu acho legal coisas antigas principalmente dos tenpos dos escravos que tem muitas hestorias muitas novelas quem não queria uma fazenda dessas ou entao um sitio com casas igual essas muitos bonita

disse...

JÁ CONHEÇO,FUI HÁ MUITO TEMPO, TENHO UMA FOTO LINDA AÍ! VOU MANDAR PRA VCS!

Nice disse...

Só agora ví esta coluna, amei, pois já conhecia este hotel, mas não conhecia a história.
Muito bom! Parabéns e obrigada!

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO