segunda-feira, 23 de março de 2009

Estudantes capturam imagens do espaço com balões

Certamente este é o satélite mais barato do mundo, pois custou apenas R$ 318,00 (cerca de US$ 150,00) e chegou a mais de trinta quilômetros de altitude da Terra.
A invenção é de um grupo de adolescentes espanhóis entre 18 e 19 anos, que sincronizou um pesado balão de látex de com uma câmera Nikon Coolpix de 1,5 quilo e com o Google Earth via rádio.


Os jovens Gerard Marull Paretas, Sergi Saballs Vila, Marta­ Gasull Morcillo e Jaume Puigmiquel Casamort, estudantes da escola IES La Bisbal, localizada na Catalunha, são os quatro jovens que integraram este audacioso projeto e realmente o fizeram funcionar.

Uma vez enviado ao espaço, o balão chagou a mais de 30 quilômetros de altura e se comunicava com a equipe de adolescentes através dos sensores, que enviavam informações ao Google Earth, serviço de mapas e localização da Google, noticiou o site Boing Boing .

“O balão que escolhemos foi inflado com dois metros cúbicos de gás Hélio e pesava apenas 1,5 quilos. Ele foi capaz de carregar os sensores e uma câmera digital Nikon que pesavam outros 1,5 quilos”, contou Marrul, líder da equipe. “Quando o lançamos às 9:10 da manhã, o ponto crítico foi observar se o balão ultrapassaria os 10.000 metros, altitude utilizada pelos aviões comerciais”, relatou

Marrul continua a história: “Obtivemos relatórios enquanto o balão subia e mapeava seu progresso utilizando o Google Earth e um receptor de rádio embutido. Quando atingiu os 30 quilômetros de altitude, ele perdeu seu conteúdo e o equipamento retornou à Terra. Viajamos mais de 10 quilômetros para encontrar os sensores e o cartão da câmera, que ainda emitia sinal, mesmo após ter sido exposto a condições extremas” (ver vídeo abaixo). Na estratosfera, a capa gasosa da Terra não filtra os chamados raios cósmicos, que costumam causar danos tanto a equipamentos como a organismos vivos.


“Estamos impressionados com nossos resultados, especialmente com as fotografias. Enviar nosso projeto caseiro, feito à mão, aos limites do espaço é incrível”, declarou emocionado Marull ao site Telegraph.

Conheça o álbum de fotos do grupo no flickr:
www.flickr.com/photos/meteotek08

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO