terça-feira, 5 de maio de 2009

Conhecer: Alto da Serra (divisa SP/MG)

O Alto da Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, garante uma das vistas mais privilegiadas da região: a Garganta do Embaú.
E com muita alegria, trago um pouco desta beleza no Conhecer desta semana.

A Garganta do Embaú é um ponto notável na Serra da Mantiqueira, na região do Vale do Paraíba, por ser seu ponto mais baixo e visível a várias dezenas de quilômetros; uma passagem por onde os bandeirantes que vinham de cidades do Vale, como Taubaté, se embrenhavam pelo chamado "caminho geral do sertão" em direção a Minas Gerais.

Embaú, na língua tupi, quer dizer “a derradeira aguada” segundo Teodoro Sampaio mas, Silveira Bueno em seu “Vocabulário Tupi-Guarani-Português”, afirma que quer dizer “bica d'água”.

Pela garganta passaram bandeiras como as de Fernão Dias Pais, Antonio Delgado da Veiga e Miguel Garcia e este caminho, mais tarde, fez parte do antigo caminho da Estrada Real, que levava o ouro de Minas Gerais até o porto de Paraty. Gentil Moura, em seu “Dicionário da Terra e da Gente de Minas”, afirma que:

“pelo Embaú deve ter passado a expedição de Martim Afonso, em 1531, assim como aquela que fez parte o inglês Anthony Knivet, em 1596.”

Um documento escrito entre o final do século XVII e o princípio do século XVIII, descreve o caminho do Embaú, por onde subiam os paulistas, que descobriram as minas de ouro, como:

“este era o único caminho que havia para Minas de todas as povoações do Sul, a saber, de todos os distritos de São Paulo e do Rio de Janeiro.”

João Camilo de Oliveira Torres, em sua “História de Minas”, escreve que a garganta era passagem obrigatória e afirma que o Conde de Assumar quando veio para Minas como governador, em 1717, procurou fazer um levantamento dos caminhos existentes, notando o “caminho velho” do Rio, o caminho de São Paulo, o “caminho novo”, construído por Garcia Rodrigues Paes, filho de Fernão Dias. Analisando-os, deu preferência ao de São Paulo, passando por Taubaté e Embaú. (fonte)

No alto da serra, de onde se vê a Garganta do Embaú, localiza-se uma parada com vista panorâmica exuberante para usuários da rodovia SP-52, própria para descanso, lanches, beber água em fonte natural. A vista - estupenda quando não há neblina - deste local é aproximadamente de 1.800 metros de altitude.

Denomina-se "Belvedere A Santa" devido à imagem de Nossa Senhora Aparecida, instalada sobre um altar. Localiza-se na Serra da Mantiqueira, e assim denominada APA; distante de 21 Km da sede de Cruzeiro, no sentido Cruzeiro/SP - Passa Quatro/MG.

Boca do túnel no lado de São Paulo (decida via alto da serra)

É também nesse local, 200 metros abaixo, que encontramos o famoso Túnel da Mantiqueira, palco da revolução Constitucionalista de 1932. O túnel tem 1 Km, onde se entra pelo lado de São Paulo e sai no lado de Minas Gerais (e vice-e-versa).


Boca do túnel no lado de Minas Gerais

* Conhecer é uma coluna semanal publicada todas as terças-feiras. A idéia é mostrar em fotografias e textos, um pouco sobre lugares possuam uma história interessante e que foram fotografados por mim.
Rodrigo Teófilo


Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

4 Comentários:

Anônimo disse...

esse lugar MARAVILHOSO ..... fiz questao de dar uma parada , quando estava indo para Caxambu MG , para apreciar esta paisagem incrivel ....

Anônimo disse...

Só para acrescentar, o lugar é mágico! Agora imaginen uma rave com educaçao ambiental lá?! Entrem no site: www.earthdance.com.br


;)

Anderson Fernandes de Oliveira disse...

Nossa pirei na ultima Foto Sensacional parabens

osmar disse...

1800 metros de altitude?
lugar lindo espero conheçer um dia

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO