terça-feira, 14 de abril de 2009

Conhecer: Igreja de Santa Cecília

No Conhecer* desta semana, apresento a vocês uma das igrejas mais simpáticas e conhecida dos cruzeirenses: a Igreja de Santa Cecília.

A Igreja de Santa Cecília localiza-se na Av. Jorge Tibiriçá, nº 364, no centro do município. A Igreja é de propriedade da Mitra Diocesana de Lorena.

O acesso ao atrativo é o mesmo feito à região central do município, pelas rodovias SP-58 e SP-52, ambas pavimentadas e sinalizadas.

O atrativo foi construído em 1896, pelo Engenheiro Machenzie.




A construção possui uma nave única com uma só torre central. Possui pórtico e vitrôs em forma de arcos ogivais, característicos do estilo neogótico. Possui, também, altar de mármore, com imagem de Santa Cecília ao centro, circundada por luminárias em formato de velas.

A Igreja foi construída em face da necessidade de um templo católico no município, já que, nessa época, a sede da paróquia localizava-se no Embaú, antiga sede do município, e, no Povoado da Estação, núcleo que deu origem ao atual município de Cruzeiro, havia apenas duas pequenas capelas.

Em 04 de novembro de 1896, o Revnº Pároco recebeu autorização, do Bispo de São Paulo, para benzer a capela-mor, inaugurando oficialmente a primeira igreja matriz de Cruzeiro.

Em 1897, antecipando-se à decisão política, a igreja católica transferiu a sede da paróquia do núcleo do Embaú para a nova Igreja Matriz. Por localizar-se na região central do município, o atrativo conta com toda a infra-estrutura turística da cidade, composta por hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, bosque, praças, quiosques, entre outros. A Igreja possui, ainda, loja de artigos religiosos.


* Conhecer é uma coluna semanal publicada todas as terças-feiras. A idéia é mostrar em fotografias e textos, um pouco sobre lugares possuam uma história interessante e que foram fotografados por mim.
Rodrigo Teófilo

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO