terça-feira, 14 de abril de 2009

Nikon D5000 é oficialmente lançada

Foi finalmente oficializado ontem, 13 de abril, o lançamento da Nikon D5000.
Depois de muitas especulações que já circulavam a internet, inclusive no meu blog (aqui e aqui também), a Nikon lançou o modelo que irá substituir as atuais D60, destinadas ao mercado amador de entrada nas dSLRs.
O modelo irá confrontar a Canon Rebel T1i / 500D, lançada março deste ano.

Confesso que fiquei surpreso ao ver as especificações desta D5000, pois a câmera veio realmente forte... Bem mais forte do que eu imaginava, comparado as suas antecessoras.


A D5000 conta com sensor CMOS de 12,3MP, sepultando de vez os antigos sensores CCDs utilizados pela marca. Desde a D300 os sensores CMOS passaram a ser o coração das Nikons.

Voltando a babar na criança...
Ela tem 11 pontos de foco, ISO de 100 a 6400, LCD
giratório de 2,7 polegadas, sistema de visualização ao vivo (live view), filmagem em modo HD, entre outros...
Fiquei surpreso ao constatar nas notas de lançamento da empresa, que essa câmera passa a contar com obturador construído para aguentar uma média de 100 mil disparos. Fato inédito para uma câmera de entrada, pois até mesmo as dSLRs mais avançadas antigamente ficavam na casa dos 50 mil. Para essa quantidade de disparos, apenas modelos profissionais possuiam obturador para tanto.
Isso mostra o quanto as tecnologias estão evoluindo, devido principalmente ao grande volume de imagens que as pessoas geram no sistema digital.
Também gostei do sistema disparo em modo silencioso, que atua suprimindo o barulho natural do obturador durante o disparo. Esse eu quero ver ao vivo, pois se realmente funcionar será uma mão na roda principalmente quando precisamos fotografar algo sem que alguém perceba (atacando na espionagem.. ehehehehe).

Bom... chega de delongas...
Vamos as características elencadas na nota de lançamento da Nikon:

  • O monitor LCD multi-ângulo de 2,7 polegadas com mecanismo de abertura para baixo, permite captar facilmente imagens a partir de qualquer ângulo, mantendo a câmara bem segura. Quando não estiver sendo utilizado, pode ser fechado com o painel LCD voltado para a câmara para maior proteção.
  • O D-Movie permite gravar magníficas filmagens com som em alta definição (HD). O grande sensor de imagem e a sensibilidade ISO elevada da câmara proporcionam uma qualidade de imagem excepcional. É possível utilizar uma vasta gama de objectivas NIKKOR intercambiáveis para obter efeitos cinematográficos, bem como visualizar as filmagens na câmara ou televisão HDTV.
  • Visualização direta com seguimento do motivo: O modo de Visualização direta permite compor imagens utilizando o monitor LCD. Os quatro modos de AF facilmente seleccionáveis garantem resultados nítidos: AF com prioridade ao rosto, AF de área ampla, AF de área normal e AF de seguimento do motivo, que mantém a câmara focada num motivo em movimento, mesmo que este saia temporariamente do enquadramento.
  • O sensor de imagem CMOS de formato DX de 12,3 megapixels permite captar imagens com um nível de detalhe excepcional e produzir ampliações com uma nitidez impressionante.
  • Sensibilidade à luz com ISO elevado (200-3200): extensível, no máximo, até 6400 ISO (equivalente) e, no mínimo, até 100 ISO (equivalente). Permite a utilização de velocidades do obturador mais rápidas, reduzindo de forma significativa o risco de imagens tremidas ao fotografar motivos em movimento rápido ou ao tirar fotografias com luz insuficiente.
  • Sistema de redução de poeira integrado: Os sistemas de Limpeza do sensor de imagem e de Controlo da circulação do ar mantêm os sensores de imagem da câmara livres de poeira para garantir imagens nítidas e sem manchas.
  • O desempenho de focagem automática avançado com o versátil sistema AF Multi-CAM100 de 11 pontos proporciona uma cobertura de focagem automática rápida e precisa em todo o enquadramento. Os quatro modos de área de AF, incluindo o AF de seguimento 3D, produzem resultados nítidos, quer o motivo esteja descentrado, em movimento rápido ou seja completamente imprevisível.
  • O Sistema de reconhecimento de cenas optimiza a exposição, a focagem automática e o balanço de brancos imediatamente antes de o obturador disparar, para produzir exposições equilibradas e imagens nítidas.
  • O sistema de processamento de imagem EXPEED proporciona um desempenho optimizado e a máxima qualidade de imagem.
  • O D-Lighting ativo mantém automaticamente os detalhes nos realces e nas sombras para proporcionar imagens extraordinárias com contraste natural. Atua no momento em que tira a fotografia, inclui quatro níveis de intensidade e pode ser ativado manualmente ou automaticamente.
  • Os Modos de cena ajustam automaticamente as definições da câmara, incluindo os Controlos de imagem e o D-Lighting ativo, para que não tenha de adivinhar em situações complicadas e obter resultados perfeitos. Basta rodar o disco de modos para SCENE para aceder aos modos utilizados mais frequentemente. São apresentados exemplos de fotografias no ecrã para o ajudar a selecionar o modo correto, sendo possível escolher entre 19 modos.
  • O Menu de retoque avançado incorporado na câmara permite editar e optimizar as imagens na câmara. Disponibiliza uma série de efeitos fotográficos, incluindo a Correção de perspectiva, a Focagem suave e o Contorno de cor, que transforma a fotografia num desenho dos contornos.
  • Os Controles de imagem permitem definir o aspecto e o tom das fotografias ou das filmagens D-Movie antes de gravar. Efetue a seleção entre seis definições: Standard, Vívido, Neutro, Monocromático, Retrato e Paisagem.
  • Obturador altamente resistente testado para 100.000 ciclos: proporciona uma fiabilidade excepcional. Exaustivamente testado em câmaras completas, proporciona um controlo preciso do obturador.
  • Modo de disparo silencioso: perfeito para fotografar um bebé a dormir, o modo Silencioso reduz consideravelmente o som emitido pelos mecanismos internos da câmara quando o botão de disparo do obturador é premido.
  • As funções de reprodução extensas incluem uma vista de calendário que organiza as imagens de acordo com a data e a hora de disparo, a apresentação de 72 miniaturas e de histogramas de secções ampliadas numa imagem.
  • Compatibilidade com HDTV: o conector HDMI (High Definition Multimedia Interface) incorporado permite visualizar facilmente as suas fotografias e filmagens num televisor HDTV. Basta ligar a câmara ao televisor através de um cabo HDMI compatível.
  • Objectivas NIKKOR: optimizada para utilização com objectivas NIKKOR AF-S e AF-I, reconhecidas por proporcionar uma nitidez extraordinária, um contraste excepcional e uma reprodução de cores precisa.
  • O GPS (Sistema de posicionamento global), com a unidade GP-1 opcional que se monta na câmara, grava automaticamente informações de localização, como a latitude, a longitude, a altitude e a hora, como ‘georreferências’ nos dados de imagem (EXIF) de cada fotografia.
ESPECIFICAÇÕES:
Sensor:
Sensor CMOS de 23.6 x 15.8mm
Resolução: 12.3 megapixel (4,288 x 2,848 pixels para fotos e 1280 x 720 a 24fps em vídeo)
Tipo de sensor: DX (cropado x 1.5)
Viewfinder: 95% de cobertura a 12mm de wide
Auto Foco: 11 pontos
Velocidade de disparo: mínima de 30 seg. + Bulb e máxima de 1/4000
Sincronismo do flash: 1/200.
Imagens sequênciais: 3 FPS.
Guia Flash: 12 metros em ISO 100 (possui controle wireless de flash)
Live View: sim, em dois modos.
Sensibilidade ISO: de 100 a 6400.
Formato de arquivos: JPG e NEF. O formato NEF poderá ser em 12 ou 14-bit sem compressão, super baixa ou baixa compressão.
LCD: móvel de 3 polegadas, com 920,000 pixels de resolução.
Temporizador: de 2, 5, 10, e 20 segundos
Saída: USB, Wi-fi e HDMI HD
Armazenamento: Cartão SD ou SDHC
Alimentação: Bateria EN-EL5e (desenvolvida para a D5000, suportando aproximadamente 510 disparos).
Peso: 560g. (apenas o corpo).
Preço estimado de lançamento (USA): US$729,00
Disponibilidade: Final de abril/2009.

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

4 Comentários:

FLAVIO RICCI disse...

Além de tudo que ela tem... :) (já citado por vc) sabe o que eu mais peguei bem?

Ela vem com a tampa protetora da sapata ttl do flash! huahuahauhauhauhauahuahauahuahauahuahua

Abraços amigo.

Anônimo disse...

Show de bola!
To saindo da D40 e indo para essa! parece uma maquina perfeita, a um custo aceitavel.

Bom artigo.

mariana disse...

Ola conforme você disse as suas filmagens são magnificas, acabei de adquirir uma e constatei que o som fica horrivel nas filmagens, sabe me dizer o porque?
Realamente a qualidade das fotos são magnificas mas porque tanto a visualização das imagens filmadas quanto ao som ao ser colocado na TV é horrivel....Será que é algum problema na maquina....por favor gostaria de uma resposta....mariana

Vanessaszk disse...

Realmente, fiz algumas filmagens e pude constatar esse problema no som assistindo da própria máquina!!!
Será alguma regulagem?? aguardo. Vanessa.

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO