terça-feira, 1 de setembro de 2009

Review: Fujicolor Pro 800Z

Com essa postagem vou começar a trazer para o blog alguns resultados práticos de filmes fotográficos que irei testando. Isso porque estou com a geladeira abarrotada, com uns 30 filmes prontinhos para irem saindo. Só falta arrumar tempo e lugar para usá-los. =)
Vamos lá...
Finalmente testei o filme que mais estava ansioso em ver resultados nos últimos tempos: Fujicolor Pro 800Z.
E posso garantir que fiquei extremamente feliz com os resultados obtidos com ele. O bicho é boooooommm...


É um filme literalmente para sair as ruas durante a noite e sentar o dedo no botão.
A granulação é extremamente fina (ainda mais para um ASA800). Garante uma riqueza de detalhes muito boa, melhor ainda que o próprio Reala 100.
A latitude é uma beleza. Consegue mostrar detalhes em locais com baixíssima iluminação e acompanhado de uma lente clara, fecha muito bem as suas boas aplicações em ambientes com baixas luzes.
Nos meus testes, usando a Tamron 28-75 f2.8, consegui na maior abertura velocidades que variavam de 1/15 a 1/90seg.

Apesar de ser um filme balanceado para luz do dia (daylight), possui tons relativamente equilibrados, mas tem uma puxada maior para tons magentas (mesmo em locais bem iluminados). Em fotos diurnas esse magenta se mostra menos evidentes, mas em fotos noturnas se sobressaem. Apesar de conseguir um balanço de branco (WB) muito superior que os demais filmes daylight.

As cores são muito boas...
Baixos desvios e com tonalidades agradáveisl. O ponto forte é aliar contrastes com ótima latitude (relação quase sempre impossível de se manter com equilíbrio).

Até agora achei que a idéia prometida pela fuji de entregar um filme bom para escaneamento, era pura conversa. Mas não é... Ele realmente escaneia muito bem e não precisei ficar buscando brancos escondidos durante o processo. Equilibra bem mesmo e se torna uma grata surpresa neste processo.

Tudo bem que é um filme profissional. Espera-se mesmo excelência dele neste sentido, mas perto de alguns resultados que víamos no passado, com granulações extremamente exageradas para um filme tão sensível, o Pro 800Z se garante. Se escaneado em TIFF ou DNG por exemplo, permite bem mais edições sem estouros, comparado ao JPEG nativo da maioria dos scans.

Resumindo... É um filme bemmmmmmmm walkaround.
Se colocar na câmera, estará pronto para fotografar desde fotos diurnas, principalmente esportes que geralmente demandam alta velocidade de shutter, até fotos noturnas. Muito versátil esse filme.

Os meus testes foram aqui em Cruzeiro com a F80 + Tamron 28-75mm f2.8 e todas as fotos foram feitas na mão (sem qualquer auxílio de tripé), escaneadas com o HP Scanjet G4050, que é um belo scanner, mas está longe de ter uma latitude bem ampliada (agora imagine se fosse digitalizado por um scanner profissional?).

Devido a minha pressa em terminar logo o filme, confesso que não procurei cuidar tanto das composições. Estão bem dentro do meu estilo, mas fui um verdadeiro "shooter"... eheheh.
Estava na ânsia de cair nos testes mesmo e ver como esse filme se comportava em condições de pouca luminosidade. Estou postando um "balde de fotos" para vocês verem e dizerem o que acharam do filme.
Chega de conversa e vamos as fotos (com links para o flickr)...

Mais altooooooooooooo...

Contra-luz mesclado

Matando a sede

Noturnas sem tripé (35mm)

Noturnas sem tripé (35mm)

Noturnas sem tripé (35mm)

Noturnas sem tripé (35mm)

Noturnas sem tripé (35mm)

Noturnas sem tripé (35mm)

Sob a marquise

Noturnas sem tripé (35mm)

Ambulante "noturnico"

Avançando a faixa

Chopperias

Enquanto isso na loja de brinquedos...

Só observando

Eu fotografei Ana Hickmann... rsrs

Manequim provocante

Vitrine de loja

Pra manter o anonimato


Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

1 Comentário:

Nerd Of The Mountain disse...

Parabens! Eu n podia imaginar q alguem poderia dar uma cara de cidade grande à estes lugares!
Umá visão q me surpreendeu.

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO