quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Lançada a poderosa Canon 7D

Depois de alguns dos mais básicos rumores, a Canon anunciou ontem, 1 de setembro/2009, o lançamento da EOS 7D.

É uma câmera que se posiciona abaixo da 5D MarkII e bem acima da 50D.

Veio turbinadíssima e com recursos que estão fazendo os usuários avançados babarem como crianças.

Também não é para menos, com especificações como estas:

  • Novo sensor de 18Mp (22.3 x 14.9mm - mantém fator de corte de 1,6x).
  • ISO entre 100 e 6400, com opção de 12800.
  • Processador de imagem Dual Digic 4.
  • Corpo maior construído em magnésio com proteção contra o tempo (umidade e poeira).
  • video em full HD (1920x1080 em 30, 25 ou 24 fps e 1280x720 em 60 e 50 fps), sendo totalmente manual e com AF.
  • Novo sistema de autofoco, com 19 pontos.
  • Viewfinder com 100% de cobertura e 1.0x magnification.
  • Tela LCD de 3 polegadas, a 920k pixel/cor.
  • Faz até 8 FPS (frames por segundo).
  • Transmissor integrado para Speedlite (flash remoto).


Ah tempos os usuários de Canon pediam o flash remoto e finalmente ele chegou. Os usuários Nikons a anos usufruem dessa tecnologia que permite que se use um ou mais flashs (na nikon até 126) fora da sapata de contato, ainda mantendo o sistema inteligente de medição TTL.
Tela grande de 3 polegadas, com quase 1 mega de resolução de cores. Deve permitir visualizar maravilhosamente bem fotos pelo sistema live view (fotos através do LCD ao invés do viewfinder).
Por falar em viewfinder, 100% de cobertura é outra coisa que sempre foi solicitado pelos fotógrafos. Raríssimas câmeras conseguem entregar isso, o que é perfeito, pois você vê exatamente o que sairá na foto. É controle total.
Ela ainda possui uma linha gráfica que mede o nível do horizonte, ajudando a controlar para que as fotos não saiam tortas (à esquerda). Excelente.


Tecnicamente falando, a 7D é uma câmera que servirá como luva para quem trabalha com fotojornalismo e coberturas sociais em geral. O que prova isso é a sua ótima taxa de disparos contínuos em 8FPS e o sistema de vedação, que a protege de lugares empoeirados e sob chuva. O fato de ser uma APS-C, ajuda a dar prolongamento ao sistema de lentes EF-S, desenhada para esses sensores cropados. Talvez essa seja uma característica que muitos não esperavam, já que se tem falado tanto no início da popularização das câmeras full frame.


A Canon 7D não pode ser portanto comparada a Canon 5D Mark II, largamente utilizada em estudio e situações de baixíssima luminosidade, devido ao poder do seu sensor full frame de 21Mp, com ISO entre 50 a 25600. A 5D MarkII tem uma baixíssima taxa de 3FPS, o que a torna desinteressante para fotojornalismo.


O lançamento da 7D permitiu a Canon colocar uma câmera forte o bastante para disputar mercado com o recente lançamento D300s da Nikon.
Durante o período em que a D300 esteve no mercado reinou absoluto, pois a 40D e a 50D não conseguiam fazer frente para ela.
O confronto D300s e 7D é um dos mais esperados agora e já tem gente apostando forte na Canon.

A Canon 7D será vendida a partir de final de setembro e/ou começo de outubro ao preço de US$ 1.700,00 (somente o corpo). Esse preço parece estar agradando demais os usuários, que já estão começando a namorar o novo modelo. A kit da 7D, equipado com a lente 28-135mm f/3.5-5.6 IS, deverá custar US$ 1.900,00

Só não gostei da lente do kit. Cá pra nós, colocar essa lente para integrar o kit de um corpo destes chega a ser um pecado. Não que a 28-135 IS seja ruim, mas o simples fato da 7D ter sensor APS-C, entrega uma péssima angular em 28mm (angulo de visão de uma 45mm devido a multiplicação do fator de corte de 1,6x). Muitos esperavam que já viesse com a novíssima EF-S 15-85mm f/3.5-5.6 IS USM, principalmente por "parecer" ter uma ótica melhor e maior angular, mas que tornaria o kit mais caro.
De qualquer forma isso é perfumaria. Eu compraria somente o corpo e escolheria uma lente melhor. ;-)


Pra finalizar, gostaria de dizer que tiro o chapéu para esse lançamento.
Parece que a Canon resolveu não ditar a tecnologia presente na câmera e finalmente ouvir seus consumidores. É como se eles perguntassem: "o que vocês gostariam de ver em nosso próximo lançamento?" "É isso? Então será feito"... Fantástico.
Com isso a Canon ganhou centenas de pontos comigo.

Eu mesmo, que já possuo meu sistema baseado na Nikon, não resisto a dar umas paqueradas nesta câmera. E confesso que se não vier uma resposta bem rápida dos demais fabricantes, a 7D tem tudo para papar uma larga fatia do mercado amador avançado / profissional.
Só falta agora vermos os resultados práticos e torcer para que o novo sensor garanta imagens muito boas e com o menor ruído possível em ISOs elevados.

Mais informações:

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

26 Comentários:

Ueliton Santos disse...

Ótimo artigo Rodrigo.
Meu novo sonho de consumo...

AlexandreS disse...

Rostev, colocações perfeitas. Fazia tempo que um lançamento não mexia prá valer no mercado e isso é ótimo para todos os usuários, independente de que mount usem. Esperemos agora os reviews para confirmar tudo está se pensando dela.

E também concordo que deveria vir com a nova EF-S 15-85mm, que pelo menos pelos MTF divulgados, parece ter ótica superior à 28-135mm. Esperemos que a Canon a disponibilize como opção de lente de kit, talvez mais barato que os U$ 800,00 sugeridos.

[]´s

Gabriel Pevide disse...

fiquei muito emocionado em ver uma amigo Nikon fazer um post tão lindo da minha futura camera daqui um tempo, Canon 7D, que espetaculo, teve o luxo de explicar tudo...rs
Meus parabens amigo Grandão...rs
gostei muito, e ó, as vezes a gente nao consegue resistir as tentações né ?..rsrs
vai lá compre ela e troque todo seu kit...rsrs

Abraço fica com Deus
ps: (ainda vou fazer uma linda poser dele com uma bela Canon em mãos todo feliz)..hehehe

Emmanuel Carvalho disse...

A Sony dormiu no ponto... D300s e 7D, páreo duro. Mas só troco a minha D90 por uma FF... enquanto não dá, vou tirando foto cropada mesmo. =P

FLAVIO RICCI disse...

To pasmo!!!! mas ainda prefiro esperar para ver os resultados dela!!!

Felipe Vieira disse...

O post está quase perfeito, está 99% perfeito, principalmente vindo de um "Nikonzeiro", mas no site da Canon diz que o LCD dela é de 3 polegadas e não de 4 (infelizmente), mas meus parabéns pelo post.

Felipe Vieira
www.felipevieirafotografo.com.br

Unknown disse...

Felipe Vieira, você está certo.
Pelas minhas fontes de pesquisa, tinha encontrado a informação de que a câmera possuia LCD de 4", quando o correto é de 3".
Obrigado pela correção e seja sempre bem vindo.

Unknown disse...

Belo Artigo, e a primeira vez que tedo a olhar para a canon apos o lancamento da D300 (tenho uma)...parabens!

Akiwas disse...

Eu literalmente estou em choque. Quando vi o lançamento da 7d sabia que era uma grande novidade, mas se a canon me pergunta-se o que eu gostaria na 7d eu diria que ela poderia ser full frame, ou no minimo aps-h (1.3)... a 5d não me agradou por ter apenas 3.9fps e como fotografo ação (surf de dentro da agua), essa será a substituta para minha 50d...
sobre o kit, a 28-135 tá caida prefiro a 17-85, a 15-85 achei mto cara... já to esperando a minha para os testes... Parabens a materia ficou mto boa mesmo Parabens...

Diogo Sacramento disse...

Grand Rodrigo,
Sou Nikonzeiro de coração, mas, confesso que realmente esse lançamentos de Canon está sensacional. Acho que muito gente vai balançar pra trocar de sistema, vamos ver.
Bela matéria, parabéns !

Anônimo disse...

Aqui no japao o kit vai sair com lente15/85 e 18/200 compreco aprosimado de2380 e 2400 dollares.
ja estou esperando na fila para uma de 15/85 e mais caro mas creio que sera uma boa aquisicao

saulo valley disse...

Um contato meu, num site para fotógrafos e cinegrafistas, gravou um vídeo de inauguração da sua 7D. Se vcs puderem verificar, é legal :D

Não sou fotógrafo. Sou cinegrafista e adoraria ter este equipamento, que há muito tempo penso em comprar alguma deste porte. A 5D Mark II está meio fora do meu orçamento...

Mas esta dá pra comprar :)

http://vimeo.com/7446654

Excelente matéria! Meus parabéns!

saulovalley

Unknown disse...

Fiquei esbabacado com td isso que a canon nos proporcionou, sou fã da nikon, meu equipamento é td nikjon, mas com essa novidade da canon pretendo em breve adquiri-lá, isso se a nikon ñ me aparecer com uma novidade melhor. Mas realmente oa camera é show dois amigos já adquiriram, estou esperando o resultado. Sua colocação é muito boa e nos traz coisas boas tmb. abcs amigo

Alfredo Alves disse...

Para os que gostam de fazer vídeo com câmeras fotográficas, recomendo dar uma olhada no teste feito com a D7 que está postado em www.vimeo.com/7764570 . Absolutamente lindo!
Alfredo

Anonimo disse...

Ótima matéria e bons posts!
Rodrigo, vc tem maiores informações sobre a utilização dela para video?
Estou para comprar uma câmera HD nova e me interessei muito por esta!
Alguém já trabalhou com ela?
Podem ajudar?
GRato

Anônimo disse...

Ola, eu amo a fotografia embora não perceba muito á cerca de material fotográfico, não sou fotógrafa nem nada que se pareça mas estou a pensar em comprar uma câmera nova e gostaria que me ajudassem na escolha.
Obrigado

gandratruck disse...

boas pessoal, este mês vou adquirir um equipamento desses, vocês ajudaram todos, já agora se eu puder ser útil...

deixo aqui também um sitio onde apreciei um teste a 7D. Boas fotos para todos.abraço d Portugal

http://canonfieldreviews.com/
fernando gandra

Anônimo disse...

Fala-se tudo, qualidade da imagem, do material empregado no corpo, velocidade ... mas continuam fazendo cameras descartáveis e ninguem percebe, ou não quer aceitar o fato. Quantos clicks ela aguenta??? Nooosssaaa, no tempo do meu pai, se falava em durar a vida toda, hoje, efemérides reinantes em todos os mundos, tudo passa ... descartáveis. Porque não fazem mais cameras para durar, durar mesmo sendo top das mais modernas tecnologias disponíveis ao homem??? Será que não conseguem modernizar o modelo de enriquecimento se não o apelo dramático à descartabilidade, uma pena.

Anônimo disse...

Rodrigo, postei anonimo por não conseguir de outra forma, foram 3 tentativas e dava erro, so "passou" quando pedi para visualizar o post, ai apareceu a opção de postar. Abraços, Emanoel Augusto - emanoel30@hotmail.com

Unknown disse...

Só faltou o LCD móvel.

Rodrigo Piano disse...

Para aquele que não são fotografos nem nada recomendo ficarem nas suas profissões e comprarem cameras semi ou compactas do se querer se aventurar a tomar fotos na marra se o negocio é apertar o botão o caminho é este com relação ao equipamento Canon 7D é realmente um avião com asa pequena pois uma maquina desta com um sensor cropado e de matar mais mesmo assim vou ter a minha pois gosto dos 8 fps e fazer filmes nem me interessa pois ja rodei alguns longas e pra correr tem que ser com um dodge hemmi challenger 6.1 e não um corolla se entenderam a comparação e parabens pelas informações

RONALDO PORTUGAL disse...

Rostev, adorei seu post e já sou um seguidor do seu blog,estou comprando uma 7d com o kit 18 / 135 gostaria de saber uma sugestão sua sobre a lente.quero adquirir uma lente L qual vc sugere?

Anônimo disse...

Fala camarada Rostev.

Tudo bem.

Bom seu site aqui. Comprei uma 7D e agora estou atras do Lightroom e do programa certo para baixar, organizar e tratar as imagens daste meu novo brinquedinho... rsrs Tem alguma dica? Vou ter que atualizar o Lightroom e o CS4 aqui...

Putabraço cumpadi!!!

tamíris tondorf delben disse...

Comprei uma desta, há pouco tempo.. Sou fotografa amadora e não sei utilizar todos os recursos disponibilizados por este modelo. Na verdade, quase não entendo sobre os termos técnicos que você mencionou, mas gostei muito da câmera, e comprei de teimosa, sei que deveria ter escolhido outra pois esta foi minha primeira adquirição e possuo apenas 17 anos.. Espero logo aprender o manuseio perfeito, para que assim possa usufruir de seus beneficios.. Mando notícias futuramente! Ah, só mais uma coisa.. Quero trabalhar com fotografia, mas com books, caricaturas, trabalhar com o macro da 7d, alguma indicação de lente? Obrigada desde já.

Flávio Duarte disse...

Olá Rodrigo, sou seu colega do Flirck, não conhecia seu blog, adorei, parabéns.
Tenho lido muita comparação entre a 7D e anova D7000 Nikom, p mim são gamas distintas e não comparaveis, o que você acha? GOstaria de sua ajuda, pois pretendo comprar uma delas, pois tem o preço equiparado em Lisboa, a Nikom com lente 18-200mm VR II e a 7D com uma 19-135mm. Obigado e abraço.

Adriano N. Azevedo disse...

Rodrigo.
Sou um afixionado da fotografia e é o meu hobby predileto. Tenho uma Canon S5IS e aproveitando a ida da minha filha aos EUA agora em novembro proximo, resolvi adquirir uma camera DSLR que vá até US$1.500 Claro que penso adquirir algo que não me leve a ficar pensando em up-grade nem tão cedo, sou amador na arte fotografica, vou continuar sendo e penso fotografar a naturreza, minha familia etc.. estou buscando qualidade fotografica, por isso tenho pensado nos seguintes eequipamentos: Canon T4I; D60: 7D ou então Nikon D7000, o que você me diz destas cameras? Tens uma indicação melhor? Se possivel me ajude pois estou meio perdido.

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO