Um pouco sobre fundamentos fotográficos
Vou começar a fazer uma série de artigos relacionados a aspectos técnicos das câmeras e fundamentos fotográficos.
Espero que com esses textos, fique mais fácil o entendimento da sua câmera e as formas básicas de como funciona o processo de captura das fotografias. Das opções que você tem à disposição para conseguir os melhores resultados fotográficos e, o mais importante: conseguir fazer a foto do jeito como você imaginou que fosse.
Num primeiro momento, vou deixar as câmeras automáticas de lado e dar uma aprofundada nos modelos avançados, que lhe permite alterar todas as variáveis ligadas a obtenção da fotografia. Isso porque, apesar das avançadas possuírem os modos automáticos, permite que você opere de forma manual seus recursos.
Conhecendo o seu equipamento, você conseguirá fazer fotografias bem mais elaboradas e da forma como você quer que sejam. O modo automático, como ele mesmo diz, trata-se de um parâmetro "AUTO" (que se define por si só), o que acaba transformando-o em um simples "apertador de botão".
Não que um "apertador de botão" não possa fazer ótimas fotos. Já que a fotografia vai muito além de regulagens e da câmera utilizada... Percepção da cena, enquadramento, luz, olhar apurado e outras nuances, determinam o que é espetacular daquilo que não é. Além de ser algo completamente interpretativo sob a ótica de quem aprecia a imagem.
Mas é muito melhor quando você controla o processo, para chegar exatamente no resultado almejado.
Por outro lado, as câmeras compactas e que geralmente não possuem ajustes manuais, estão vindo mais recheadas. Com os famosos "pre-sets" para determinadas situações (fogos de artifício, retrato em cena noturna, fotos de crianças, fotos noturnas, esportes, etc).
Esses pre-sets nada mais são do que uma forma de ajustar a câmera para situações onde seriam necessários ajustes e configurações manuais. Como não são possíveis de serem feitas, é a melhor alternativa para a situação em questão. As fotos podem não sair perfeitas como se fossem feitos ajustes manuais, mas certamente ficam melhores do que simplesmente manter em automático e sair clicando.
Os textos serão bem diretos e sem muitos floreios.
Será uma síntese básica daquilo que conheço. De forma prática e até mesmo teórica, já que nem tudo acabamos levando a cabo ou conseguimos dedicar tempo necessário para tal.
Fiquem ligados no blog, pois muitas novidades neste sentido irão figurar por aqui.
Até...Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.
Super legal, vou fica atenta!
Bjs.
Oooooopaa !!!
Que comecem as aulas !
Já comprei caderno e lápis novo :D !
abraços Rodrigão !
Tambem ficarei atenta, pois quero muito aprender essa maravilhosa arte, e deixar de ser uma *apertadora de botão*. Um abraço Rodrigo.
Rostev,
fantástico teu site. Parabéns e sucesso!
Pablo Albino
Postar um comentário
Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.
JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.