sexta-feira, 26 de março de 2010

Um pouco sobre fundamentos fotográficos

Vou começar a fazer uma série de artigos relacionados a aspectos técnicos das câmeras e fundamentos fotográficos.
Espero que com esses textos, fique mais fácil o entendimento da sua câmera e as formas básicas de como funciona o processo de captura das fotografias. Das opções que você tem à disposição para conseguir os melhores resultados fotográficos e, o mais importante: conseguir fazer a foto do jeito como você imaginou que fosse.


Num primeiro momento, vou deixar as câmeras automáticas de lado e dar uma aprofundada nos modelos avançados, que lhe permite alterar todas as variáveis ligadas a obtenção da fotografia. Isso porque, apesar das avançadas possuírem os modos automáticos, permite que você opere de forma manual seus recursos.

Conhecendo o seu equipamento, você conseguirá fazer fotografias bem mais elaboradas e da forma como você quer que sejam. O modo automático, como ele mesmo diz, trata-se de um parâmetro "AUTO" (que se define por si só), o que acaba transformando-o em um simples "apertador de botão".

Não que um "apertador de botão" não possa fazer ótimas fotos. Já que a fotografia vai muito além de regulagens e da câmera utilizada... Percepção da cena, enquadramento, luz, olhar apurado e outras nuances, determinam o que é espetacular daquilo que não é. Além de ser algo completamente interpretativo sob a ótica de quem aprecia a imagem.
Mas é muito melhor quando você controla o processo, para chegar exatamente no resultado almejado.

Por outro lado, as câmeras compactas e que geralmente não possuem ajustes manuais, estão vindo mais recheadas. Com os famosos "pre-sets" para determinadas situações (fogos de artifício, retrato em cena noturna, fotos de crianças, fotos noturnas, esportes, etc).
Esses pre-sets nada mais são do que uma forma de ajustar a câmera para situações onde seriam necessários ajustes e configurações manuais. Como não são possíveis de serem feitas, é a melhor alternativa para a situação em questão. As fotos podem não sair perfeitas como se fossem feitos ajustes manuais, mas certamente ficam melhores do que simplesmente manter em automático e sair clicando.

Os textos serão bem diretos e sem muitos floreios.
Será uma síntese básica daquilo que conheço. De forma prática e até mesmo teórica, já que nem tudo acabamos levando a cabo ou conseguimos dedicar tempo necessário para tal.

Fiquem ligados no blog, pois muitas novidades neste sentido irão figurar por aqui.
Até...

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

4 Comentários:

Bia Nunes disse...

Super legal, vou fica atenta!
Bjs.

Gabriel Franceschi ® disse...

Oooooopaa !!!
Que comecem as aulas !
Já comprei caderno e lápis novo :D !

abraços Rodrigão !

Sueli Pacca disse...

Tambem ficarei atenta, pois quero muito aprender essa maravilhosa arte, e deixar de ser uma *apertadora de botão*. Um abraço Rodrigo.

Anônimo disse...

Rostev,

fantástico teu site. Parabéns e sucesso!

Pablo Albino

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO