terça-feira, 30 de março de 2010

Conhecer: Atelier Gallery Tokai


Dando continuidade ao assunto das cerâmicas de Cunha, iniciada na coluna Conhecer, trago nesta semana a beleza e requinte do Atelier Gallery Tokai: nossa segunda parada no encantado mundo das cerâmicas paulistas.


A Gallery Tokai é de propriedade do simpático casal Marcelo e Luciane, que recebeu o Vale Foto Clube de braços abertos em suas instalações no dia 25 de julho de 2009.
Além das obras lindíssimas e a cordialidade do casal, sentimos como se estivéssemos em outro país. Um lugarzinho literalmente oriental, com toda a paz e tranquilidade que estas paragens nos abençoam.



E dá para sentir através das lindas peças expostas na gallery o quanto eles mantém uma proximidade com as terras orientais. Peças como hashi, tigelas, chawan, entre outros utensílios que confeccionam, inspiram-nos a estar e viver este universo.


Algumas das peças que estão na gallery foram queimadas em forno Anagama, de propriedade dos mestres de Marcelo Tokai, ao qual as trouxe com ele do Japão, onde aprendeu suas técnicas de ceramistas.
Atualmente, as queimas que tem realizado em seu atelier, são feitas em um forno a gás, montado com know how japonês.


Segundo ele, este forno a gás possibilita maior aproveitamento das calorias produzidas pelos queimadores, gerando uniformidade na queima, maior controle da redução e oxidação, além de poder inserir lenha durante a queima, produzindo uma redução muito forte, ocasionando o enegrecimento das peças - VEJA
A queima do seu forno a gás é realizada em alta temperatura, chegando a cerca de 1300º C. Ele utiliza seis queimadores de alta combustão, sendo o combustível o gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo – o tradicional gás de cozinha).
As dimensões internas do forno são de 1,10 x 1,0 x 1,20 (altura x largura x profundidade) e o tempo de queima é de quase 16 horas.
Marcelo disse que futuramente pretende construir um tradicional forno anagama em Cunha.


Em japonês, Anagama significa forno de buraco (ana = buraco + gama = forno), sendo este à lenha com uma única câmara ou um túnel.
Esta técnica é originária da Coréia e foi levada para o Japão onde, nas últimas décadas, vem renascendo. Hoje existem muitos ceramistas usando o anagama no Japão.
No ocidente essa técnica só chegou há 30 anos. Talvez, por ser uma queima demorada, varia de 5 dias ou mais, inclusive para ter uma filosofia Zen em todo seu processo, muitas vezes incompreensível aos ocidentais.


Mesmo os grandes mestres nesta arte não possuem total controle no resultado final, pois existem muitas variáveis como: temperatura, condições e tipo de lenha, arrumação das peças no forno, atmosfera do forno e às vezes até o clima influência. Por isso não existem duas queimas exatamente iguais. Para os ceramistas que gostam de esmalte natural de cinzas, como é o caso de Marcelo Tokai e Luciane Sakurada, o Anagama seria o top dos fornos, mesmo sendo um dos mais antigos existentes.
Clique aqui para ver fotos do processo de queima do Anagama.


Marcelo gosta de retratar em suas esculturas temas ou formas marinhas e orgânicas.


Marcelo e Luciane nos brindaram com uma demonstração do processo de criação de suas peças, ao que foi largamente fotografado e registrado pelos fotógrafos do VFC.







Mas quem apareceu e literalmente roubou a cena foi o pequenino Kaito, filho do casal.
Com sua simpatia, contagiou a todos, que não pararam de clicá-lo a um só momento. E foi bem no momento da demonstração da mamãe Luciane.



Kaito e seu gatinho Nekô passaram a ser alvo dos fotógrafos, o que não é muito difícil de imaginar, pela figurinha simpática que ele é.



Um pouco sobre os artistas...
Marcelo Tokai nasceu em Mogi das Cruzes/SP em 1973. Morou no Japão de 1992 a 2007, onde estudou cerâmica com o mestre Ryo Furuki e construção de fornos com o mestre Masakazu Kusakabe. Com as técnicas aprendidas em anos de estudos, o artista brasileiro busca reproduzir formas e cores inspiradas no mar e natureza.

Luciane Yukie Sakurada é paranaense e morou no Japão de 1991 a 2007. Estudou Nailart em Utsunomiya-shi e cerâmica em Mashiko-Machi. Gosta de desenhar, snowbordear, mergulhar, fazer placas de cerâmica e estar em contato com a natureza.


Os fotógrafos do Vale Foto Clube ficaram bastante entusiasmados e criaram fotografias lindíssimas do atelier. Para vê-las (e outras mais), basta acessar a galeria do grupo.


Atelier Gallery Tokai
Rua Gerônimo Mariano Leite, 350 - Vila Rica - Cunha/SP
Tel: (12) 3111-1831 - gallerytokai.blogspot.com

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

2 Comentários:

Bia Nunes disse...

Muito bom! Adorei o passeio, parece que estava lá!

Murilo S Romeiro disse...

Parabéns pela foto-reportagem, muito boa!
Pena que ainda não conheço os artistas ceramistas de Cunha.
Grande abraço
:o)

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO