sábado, 24 de abril de 2010

Lista de filmes positivos / cromos/ slides

Depois de um tempo do lançamento das listas de filmes negativos coloridos e preto e branco cromogênicos (ambos de revelação C41), ficou faltando trazer a listagem de filmes positivos, os famosos slides.
Já tinha comentado informações básicas sobre este tipo de filme nesta postagem, e agora para fechá-la por completo, nada melhor do que trazer os últimos filmes produzidos pela Fujifilm e Kodak para este processo de revelação E6.

Antes de entrarmos na listagem, é de suma importância comentarmos sobre a granulosidade destes filmes (grau de nitidez):

Foi criado um padrão para medir o tamanho dos grãos dos filmes e consequentemente quanto menor esses grãos, mais nítido o filme será.
A granulosidade ou granulosidade RMS é uma quantificação numérica do ruído de grãos de um filme. Ela é medida por uma equação denominada RMS "root-mean-square" (média quadrada), que faz a medição da flutuação de um microdensitômetro (ponto de impressão) no diâmetro circular de 0.048 mm (de 48 micrômetros) em uma área exposta do filme, normalmente desenvolvida a uma densidade média de 1.0 (isto é, ele transmite 10 % da luz incidente dele).
Resumindo, quanto menor o número RMS de um filme, mais fina será a granulação e com isso mais nitidez ele entregará.
Um Fujichrome Astia 100F possui RMS 7, enquanto um Sensia 200 possui RMS 13. Esses dados demonstram que o primeiro é bem mais nítido do que o segundo.
Veja mais informações AQUI.

FUJICHROME: é a linha de filmes positivos da Fujifilm.
Ela se divide também em positivos amadores e profissionais e o mais interessante comentar é que para a linha profissional, foi desenvolvida a tecnologia "F", que significa "faithful color" (maior fidelidade de cores). Esses filmes incorporam uma nova tecnologia de camadas de correção. Para cada cor há mais uma camada de correção, fazendo com que haja uma reprodução mais fiel de todas as cores, além de ajudar a não demonstrar erro de reciprocidade, não necessitando compensação de exposição entre 1/4000s até 30s, o que é suficiente para praticamente qualquer situação. Essa tecnologia permite reproduzir cores sutis além da capacidade dos filmes anteriores (sem essa tecnologia), incluindo azul-ciano, azul-verde, amarelo-verde, amarelo-limão, roxo e verde escuro.
Para resumir, um Velvia 100 é tão saturado quanto um Velvia 100F, mas o segundo tem característica para deixar a foto menos "artística" e mais "realista" em relação as cores captadas.


Fujichrome Astia 100F
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36 , 120 e Latas 35mm x 30,5m.
Granulosidade: RMS 7
Características: tipo luz do dia, de sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: Proporciona reprodução de tons de pele suaves e naturais, das áreas de destaque às áreas de sombra, além de possuir granulação ultra-fina (granularidade
RMS 7), conferindo ao filme o mais alto grau de fidelidade, podendo ser revelado com processamento de "pull/push" de até 2 pontos, com mínima alteração no balanço de cor e gradação - Possui a tecnologia "F" de fidelidade de cores.
Indicações de uso: Para fotografia de moda e retratos, temas que demandam tons de pele suaves e naturais e interpretação fiel de texturas delicadas.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: astia_100f_datasheet.pdf


Fujichrome Provia 100F
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, latas 35mm x 30,5m e chapas 4x5 pol. (quickload)
Granulosidade: RMS 8
Características: tipo luz do dia, sensibilidade média - ISO 100.
Benefícios: Possui granulação extremamente fina, igualando-se aos filmes de ISO 25, rendendo nitidez insuperável para filmes da classe ISO 100. Extraordinário desempenho em longas exposições (até 32 segundos), balanço de cores absolutamente neutro, com gradação muito linear dos brancos às sombras profundas. Excelente adaptabilidade para processamento "pull/push" (-1/2 a 2 pontos) - Possui a tecnologia "F" de fidelidade de cores.
Indicações de uso: Altamente versátil, é indicado para uma gama de aplicações de fotografia profissional, desde produtos e moda até paisagens.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: provia_100f_datasheet.pdf


Fujichrome Provia 400X
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120 e latas 35 mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 11
Características: tipo luz do dia, de sensibilidade alta ISO 400.
Benefícios: A fina granulação para filmes reversíveis, classe ISO 400, assemelha-se à dos filmes de ISO 100. Isso permite imagens altamente nítidas, insuperáveis quando comparadas a outros filmes disponíveis no mercado. Além disso, o PROVIA 400X é extremamente versátil em relação às aplicações, graças à excelente performance no processamento"pull/push", de -1/2 ponto (EI 280), até +3 pontos (EI 3200). Apresenta ótimo desempenho na reprodução de detalhes e de tons delicados, mesmo sob baixa iluminação, além de aumentar a profundidade de campo, pois permite aberturas menores.
Indicações de uso: Bem versátil, é indicado para uma grande gama de trabalhos profissionais, desde esportes de ação, por meio do congelamento de imagens com alta velocidade de exposição, ou para aumento da profundidade do campo, já que permite o uso de lentes mais fechadas até mesmo em situações de baixa luminosidade, podendo ser revelado pelo processo "push" de até ISO 3200 (+3 pontos).
Exemplos: flickr.com
Datasheet: provia_400x_datasheet.pdf


Fujichrome Velvia 50
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, latas 35 mm x 30,5 m e chapas 4x5 polegadas (quickload).
Granulosidade: RMS 9
Características: Filme colorido reversível, tipo luz do dia, de sensibilidade baixa ISO 50.
Benefícios: O Velvia 50 está de volta! Os filmes Velvia fornecem a mais alta saturação e cores vívidas, que acabou tornando-o um o filme positivo favorito da maioria dos fotógrafos profissionais. O Velvia 50 é do tipo luz do dia, com uma reversão de cor de altíssima qualidade e força, garantindo um dos grãos mais finos do mercado, graças a sua baixa sensibilidade. Grãos finos respondem com fotos muito nítidas. Excelente adaptabilidade para processamento "pull/push" (-1/2 a 2 pontos).
Indicações de uso: Modulação exata para reprodução de cores extremamente vívidas o torna um filme excelente para fotografias de natureza, moda, produtos, interiores, e fotografias de obra de arte.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: velvia_50_datasheet.pdf


Fujichrome Velvia 100
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, Latas 35mm x 30,5m e Chapas 4 x 5 polegadas.
Granulosidade: RMS 8
Características: tipo luz do dia, de sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: O Velvia 100 empregas novas tecnologias para entregar grãos ainda mais perfeito, com duas vezes mais velocidade, oferecendo a saturação de cores na mesma paleta que fizeram o Velvia 50 o filme preferido dos fotógrafos de natureza.
A nova geração do Velvia 100 não agradará apenas fotógrafos que exigem o padrão de saturação a cores criado para o Velvia 50, mas também fornecerá o estado da tecnologia de arte que se ajusta perfeitamente com a completa linha profissional Fujichrome. Com ele as cores são extremamente vívidas, mas é o que garante ênfase mais forte aos tons verdes e vermelhos. Durante o processamento push/pull, a variação de cores é mínima, bem como a gradação dos tons, garantindo de -1/2 a 1 stop. Dependendo da qualidade do processo de revelação, até ISO400 dá para se operar muito bem com este filme.
Indicações de uso: Ajustado especialmente para paisagens e fotografia de natureza bem como outros assuntos que necessitem de reprodução de cores vibrantes e moduladas com a mais alta qualidade de imagem.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: velvia_100_datasheet.pdf


Fujichrome Velvia 100F
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, Latas 35mm x 30,5m e Chapas 4 x 5 polegadas.
Granulosidade: RMS 8
Características: tipo luz do dia, de sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: Já consagrado entre os reversíveis disponíveis quanto a imagens de alto contraste e saturação de cores, o Velvia 100F chega para agregar a linha F de reversíveis coloridos, na categoria ISO 100, com granulação fina, equivalente ao do Provia 100F. Apresenta também melhor estabilidade da imagem colorida, podendo ser revelado com processamento "push" até o ISO 400, dependendo do objeto fotografado - Possui a tecnologia "F" de fidelidade de cores.
Indicações de uso: Para fotografia de natureza, paisagens com luz natural e para uso comercial, como fotografias de produtos, culinária e publicidade, nas quais a necessidade de se destacar o produto é fundamental.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: velvia_100f_datasheet.pdf


Fujichrome T64
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120 e chapas 4x5 polegadas.
Granulosidade: RMS 7
Características: tipo tungstênio (3100k), de sensibilidade baixa ISO 64.
Benefícios: Oferece granulação extremamente fina e alta nitidez na classe de filmes balanceados para luz tungstênio. Proporciona ampla gradação de cores, desde as áreas de sombra até as áreas de altas luzes, com reprodução perfeita de nuanças. Ampliação da faixa de reciprocidade e excelente estabilidade proporcionam alta qualidade da imagem colorida, mesmo quando revelado com processamento "push".
Indicações de uso: Para fotografias de produtos, interiores, móveis e outros trabalhos voltados ao registro arquitetônico, bem como para reproduções de ilustrações e pinturas em que as luzes sejam do tipo quente (propriamente tungstênio).
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: t64_datasheet.pdf


Fujichrome Sensia 100
Tipo: Filme positivo amador
Formato: 135, 24/36 poses
Granulosidade: RMS 10
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: As características deste filme incluem belos tons de pele, reprodução a cores natural e realista. Para retratos, garante interpretação de tons de pele lisa nas texturas de rostos. Possui alta tolerância na temperatura a cores durante a exposição e isso o torna muito bem "usável" em diversos tipos de slides para apresentação como instantâneos, cenários e outra fotografia em geral, como medicina, ciência, e indústria. O Sensia 100 é muito bom para projeção de slides, bem como para grandes ampliações.
Indicações de uso: Muito bom para situação de fotografias ao ar livre: instantâneos, paisagens e retratos. Grão bons, cores brilhantes e naturais.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: sensia_100_datasheet.pdf


Fujichrome Sensia 200
Tipo: Filme positivo amador
Formato: 135, 24/36 poses
Granulosidade: RMS 13
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média/alta ISO 200.
Benefícios: Boa granularidade para um filme de ótima sensibilidade. Isso garante tanto velocidades mais altas de operação, como boa nitidez. A reprodução de cores é fiel e brilhante, com uma riqueza muito boa e com ótimos limites tanto nas áreas mais brilhantes como nas sombras mais profundas. Qualidades como essas, fazem deste filme uma escolha excelente não só para a fotografia ao ar livre, como também para uma larga variedade de cenas internas e situações que necessitam altas velocidades de disparo.
Indicações de uso: Projetado para várias condições, internas ou ao ar livre. Boa velocidade mas também grãos muitíssimo bons. Cores brilhantes e ainda mais naturais, com notável profundidade e detalhes.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: sensia_200_datasheet.pdf


Fujichrome Sensia 400

Tipo: Filme positivo amador
Formato: 135, 24/36 poses
Granulosidade: RMS 13
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade alta ISO 400.
Benefícios: A sensibilidade ISO400 faz dele perfeito para ser utilizado em câmeras compactas de auto foco ou profissionais equipadas com lentes teleobjetivas, que necessita de maior velocidade de shutter. Granularidade excelente para um filme 400, com ótima reprodução de cores. Profundidade e claridade soberbas, garantindo projeções em slides de ótima qualidade, bem como boas ampliações sem estouros.
Indicações de uso: A melhor escolha para fotografia de esportes, ação rápida e com necessidade de disparos mais rápidos em luz baixa.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: sensia_400_datasheet.pdf



Os cromos da kodak se dividiam em três linhas distintas e que em uma rápida pincelada, conheceremos agora:
  • ELITECHROME - os slides desta linha fazem parte da área consumer da Kodak, ou seja, são filmes amadores, mas com grande qualidade, chegando muitas vezes em patamares tão bons quanto os profissionais. São mais baratos e costumam saturar mais os tons de azuis presentes nas cenas. Segundo comentam, na prática só não são considerados profissionais por que seus resultados são mais "variáveis", "inconstantes".
  • EKTACHROME - são slides da linha profissional da Kodak. São bem mais caros, mas possuem um controle de exposição maior, bem como reprodução de cores e granulações mais finas. São filmes mais precisos e quem está acostumado a trabalhar com eles já sabe o que esperar para determinadas situações de luz.
  • KODACHROME - Esse cromo é considerado épico na indústria da fotografia. Infelizmente foi descontinuado em junho de 2009, depois de 74 anos de utilização nas maiores e melhores publicações do mundo. Essa linha era composta apenas pelo Kodachrome 64, o lendário filme de granulação extrafina, responsável por entregar os tons de pele mais perfeitos entre todos os cromos, além de uma reprodução de cores tão lindas e exuberantes, que fizeram deste filme o padrão básico de qualidade da Revista National Geographic. Foi descontinuado porque o seu processamento era único (revelação K14) e extremamente cara.
  • Trecho da revista Veja sobre a descontinuação do kodachrome: "O Kodachrome pertence a uma era em que só o tempo, a dedicação e a paciência produziam obras duráveis. Seu processo de revelação, caro e complexo, foi um obstáculo à sua popularização. O Kodachrome nunca foi revelado no Brasil. Era preciso despachá-lo para os Estados Unidos e sofrer duas semanas de agonia até receber as fotos. O Kodachrome minguou a partir dos anos 90, com o advento de filmes similares e bem mais baratos, e com a posterior migração para a fotografia digital, que no seu progresso avassalador já consegue reproduzir as virtudes das melhores películas." Texto completo aqui.

Elitechrome 100
Tipo: Filme positivo amador/profissional
Formato: 135, 24/36 poses
Granulosidade: RMS 8
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: Excelente para quem busca cores naturais em todos os tipos de aplicações. Fornece excelente reprodução de tons de pele.
Projetado luz do dia e para uso com flash, este filme é a escolha ideal para aplicações gerais, justamente possuir características dos últimos avanços na amplificação de cores e por também possuir a tecnologia "T-GRAIN® da Kodak", que garante uma emulsão excelente entregando grãos especialmente finos e com maior nitidez.
Indicações de uso: entrega grão extremamente finos, cores puras e tons de pele naturais. É ideal para close-ups, retratos e fotografias externas em geral
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: E7014e.pdf


Elitechrome Extra Color 100
Tipo: Filme positivo amador/profissional
Formato: 135, 24/36 poses
Granulosidade: RMS 11
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: este filme traz a uma nova dimensão para a reprodução de cores da família de ELITE de slides da Kodak. Apresenta a saturação de cores mais alta disponível em um slide do tipo amador com sensibilidade ISO100. Isso garante maior versatilidade nesta velocidade, para fornecer as mais altas velocidades de disparo ou permitir o uso de abertura menores para uma maior profundidade de campo com cores extra brilhantes. É um filme perfeito para fotografar natureza e paisagens devido as suas cores fortes e impactantes. Em termos gerais é um Elite 100 com maior saturação.
Indicações de uso: oferece cores saturadas brilhantes e arrojadas, nitidez excepcional e finíssima granulação. É a escolha perfeita para fotografar natureza, fauna e paisagens.
Exemplos: flickr.com
Datasheet: e126e.pdf


Elitechrome 200
Tipo: Filme positivo amador/profissional
Formato: 135, 24/36 poses
Granulosidade: RMS 12
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média/alta ISO 200.
Benefícios: Fornece altas velocidade de operação sem sacrificar a qualidade da imagem, tornando-o um ótimo filme para a maioria das situações de luminosidade. Oferece resultados com contrastes moderados e com uma estrutura de resultados muito parecido com o que se consegue com slides ASA 100, balanceados para daylight. O Elite 200 também possui a tecnologia "T-GRAIN® da Kodak", que garante uma emulsão excelente entregando grãos especialmente finos e com maior nitidez.
Indicações de uso: É ideal para utilização generalizada, pois devido a sua sensibilidade mais alta, pode ser uma grande pedida tanto para fotografias ao ar livre como em ambientes internos.
Exemplos: flickr.com
Datasheet: e148e.pdf


Ektachrome E100G
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, 220 e latas 35mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 8
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: Faz parte da próxima geração de filmes positivos e transparência em cores. O "G" de sua descrição diz respeito a "Grain", ou seja, entrega grãos extremamente finos e perfeitos, um D-min mais interessante e brancos brilhantes, garantindo uma escala de tonalidades melhorada. Esses filmes apresentam os últimos avanços na Amplificação a Cores de Kodak, por contar com a tecnologia "T-GRAIN® da Kodak", que garante uma emulsão excelente entregando grãos especialmente finos e com maior nitidez. O EKTACHROME E100G oferece uma saturação de cores moderadamente realçada, mantendo equilíbrio das cores neutras.
Indicações de uso: produz imagens praticamente sem granulação mesmo quando ampliadas. Produz resultados excepcionais em fotografia para publicidade, moda, editorial, arquitetura, natureza/vida selvagem, e outras aplicações comerciais. São filmes especialmente projetados para balanceamento de luz do dia, com utilização de flash (luz externa).
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: e4024.pdf


Ektachrome E100GX
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, 220 e latas 35mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 8
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100.
Benefícios e indicações de uso: possui exatamente as mesmas propriedades e ganhos do anterior (E100G) - principalmente no que diz respeito a grãos. Também mantém a saturação de cores moderadamente realçada, mas o equilíbrio de cores tende a puxar para tons quentes (indicado pela sigla "X").
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: e4024.pdf


Ektachrome E100VS
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, 220 e latas 35mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 11
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: a principal características deste filme é entregar imagens mais vívidas e saturadas (or isso a descrição "VS" em sua nomenclatura). Ele garante as mais belas cores disponíveis hoje em um slide ASA100, resultado da tecnologia de amplificação de cores, de propriedade da Kodak. Esta caractarística de cores é mantida, sem alterar a escala neutra de cinzas da película.
Indicações de uso: ótimo filme para ser usado em estúdio, inclusive com luzes controladas. Use-o para garantir tonalidades de primavera até mesmo em light box. É também a escolha ideal para fotografias de natureza, paisagens, vida selvagem, comida, jóias ou qualquer assunto que necessite de cores brilhantes e dramáticas.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: e163.pdf


Ektachrome E200
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, 220 e latas 35mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 12
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média/alta ISO 200.
Benefícios: oferece contraste moderado, junto com uma cor com excelente estrutura de imagem, fazendo dele o slide premiere da Kodak para cores com alta velocidade, sendo que a primeira vista, sente-se resultados próximos a aqueles com sensibilidade mais baixas (como ISO100). O E200 entrega uma excelente puxada de ISO, podendo chegar com tranquilidade em ASA 800, mantendo um excelente resultado, com mínimo desequilíbrio de contraste e cores.
Indicações de uso: Perfeito para pouca luz e ação rápida. Aparência natural dos tons de pele e aprimoramento do nível de detalhes de realces e sombras. Pode ser exposto com iluminação de tungstênio (3200 K) ou fotolâmpadas (3400 K), usando filtros. Ótimo para produzir transparências em cores para projeção ou ou visualizado com iluminação de 5000 K.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: e28.pdf


Ektachrome 100 Plus (EPP)
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, 220 e latas 35mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 11
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média/alta ISO 200.
Benefícios: Tons de pele agradáveis, com alta saturação de cores e ótima versatilidade para um filme de sensibilidade ASA100. É uma escolha segura para fotografias a luz do dia ou com auxílio de flash (luz externa). Pode ser exposto a lâmpadas fotográficas com temperatura de 3400k ou de Tungstênio a 3200k, desde que se use filtros de conversão. O EKTACHROME 100 é um slide profissional com uma grande variedade de exposição, podendo ir de 1/10,000 a 1/10 sem necessidade de filtro de correção ou compensação na exposição.
Indicações de uso: É perfeito para uma larga variedade de aplicações comerciais, incluindo moda, publicidade, e trabalho industrial. Saturação a cores aumentada, produz cores vibrantes, equilíbrio de tons de pele com excelente neutralidade, baixo contraste nas alta luzes (para garantir uma maior captação de detalhes) e oferece um controle razoável de contraste com variadas formas de iluminação.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: e113.pdf


Ektachrome 64T (EPY)
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, 220 e latas 35mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 11
Características: tipo tungstênio (3200k), com sensibilidade baixa ISO 64.
Benefícios: Esta transparência de velocidade média/baixa, garante reprodução excelente das cores, com uma granularidade muito boa e com ótimos detalhes de nitidez. Foi projetado especialmente para ser usado em exposições com iluminação de tungstênio (3200 K). É uma excelente escolha para fotografar produtos, interiores, títulos e obras de arte.
Indicações de uso: Principais recursos são o equilíbrio de tungstênio, equilíbrio de cores neutra com excelente reprodução de cores e desempenho de reciprocidade. Filme excelente para ser usado em arquitetura, catálogos de mobília, fotografias corporativas / industriais, em áreas de medicina e ciência, além de museus, artes e cópias.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: e130.pdf

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

1 Comentário:

Luciano Shimomoto disse...

ótima matéria Rostev....um dia penso em experimentar todos esses.......abraços

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO