sexta-feira, 23 de abril de 2010

A febre das figurinhas da Copa do Mundo

O assunto de hoje é meio fotográfico só, já que vamos falar de figurinhas e, no final das contas elas não deixam de ser fotografias, correto?
Quando chega ano de Copa do Mundo, uma das primeiras febres que começam a aparecer são os colecionadores de figurinhas (para alegria da Panini, distribuidora oficial no Brasil).

E o mais gostoso é que nesse "metiê", vemos pessoas de todas as etnias, idades e classes sociais, emaranhadas num forte troca-troca de cromos.
As bancas de jornais viram verdadeiros pontos de reuniões e é muito comum ver marmanjão sentado no chão, folheando listas de figurinhas faltantes e "brigando" de igual para igual com criancinhas em busca de sua figurinha faltante.
Para não ser diferente vou confessar que também coleciono figurinhas da Copa. Esse assunto é o único que me dou ao luxo de colecionar.

Comecei ainda moleque, na copa de 1990, quando as figurinhas nem autocolantes eram. Era aquela verdadeira nojeira, pois a cola que vazava dos cromos acaba colando também as páginas do álbum.
De qualquer forma esse não existe mais. Foi para o beleleu, assim como os outros das copas posteriores (se não me engano a de 1994 também não era autocolante). Começou a ser assim em 1998.

Os únicos álbuns que guardei com carinho foram o de 2002 e 2006.
Estão lindos, completos e intactos... Eheheheh.

Esse ano as figurinhas estão superando expectativas. Está muito comum vê-las acabar nas bancas, mas estão sendo rapidamente reabastecidas. É muita gente colecionando... Brigando para garantir as suas e paralelamente uns espertinhos ganhando uma graninha com isso.
Alguns cromos são mais difíceis de aparecer. Na seleção do Brasil, o Luiz Fabiano é tratado como raro, assim como o Ronaldinho Gaúcho, que pedem até R$ 2,00 por esta única figura (isso porque o pacote com 5 figurinhas é vendido a 0.75 centavos).
As brilhantes também são um caso a parte. Só se troca no "pau a pau" com outra brilhante e se for para trocar com jogadores, há quem cobre até 5 personagens por ela.

Outro dado que tem animado os colecionadores é o fato de saírem poucas figurinhas repetidas. Ao contrário dos lançamentos anteriores, desta vez está dando para dar um bom up no álbum antes de começar a juntar bolos e mais bolos de repetidas. Eu cheguei quase a 200 figurinhas com uma média de menos de 1 repetida por pacotinho.
Agora que está faltando 32 para fechar o meu álbum, a coisa está bem mais complicado conseguir as faltantes em pacotes. Só nas trocas e compras avulsas.

A febre ainda levará um tempo para baixar. Tem muita gente começando.
Mesmo quem tinha desistido de fazê-lo, voltou a colecionar, transformando esta mania numa das mais divertidos movimentos da Copa do Mundo (pelo menos para quem coleciona).

Vou fechar essa postagem com uma montagenzinha minha e que está disponível para ser feita por você mesmo e posteriormente comprada no site da Panini, como um cromo autocolante (a ser afixado na primeira página interna do álbum).

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

3 Comentários:

Rafaela disse...

Eu imagino marmanjos e crianças brigando pelas figurinhas raras.hahaha

Murilo S Romeiro disse...

Também sempre gostei de coleções, hoje minha filha é que coleciona. Tem o álbum da copa passada, também comleto e intacto. Da atual faltam apenas 36 figurinhas.
Gostei da matéria - leve e interessante, parabéns!
abraços.

PS - Este ano, já teve até assalto em Sto André por conta das figurinhas!!

mthe disse...

em minha opnião o luiz fabiano e o ronaldinho são muito faceis de ganhar eu quero é o andre santos,elano,daniel alves, o josue e o mais raro julio cesar.

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores

Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO