domingo, 11 de julho de 2010

Batalhão de Aviação do Exército de Taubaté/SP

Dia 04 de julho de 2010 os fotógrafos do Vale Foto Clube estiveram presentes no 1º BAvEx – Batalhão de Aviação do Exército de Taubaté/SP.
A visita foi agendada pelo membro Leonard Lo com o General de Brigada Roberto Peternelli, comandante do CAvEx – Comando de Aviação do Exército, órgão ao qual o BAvEx se subordina.

Fomos recebidos as 9h da manhã na base central do BAvEx pelo Tenente Coronel Dolabella, Chefe do Estado Maior do Exército, que nos ofertou um rápido café da manhã para que na sequência fossemos levados a sala de projeção para uma breve palestra de 30 minutos proferida pelo Major Carvalho Lima, que explicou o funcionamento básico da base, bem como suas atuações dentro do Exército Brasileiro.


Após a palestra fomos conduzidos a um ônibus circular interno, que nos levou ao primeiro hangar, onde se encontrava os primeiros helicópteros fotografados.

Por sinal, vale salientar que as operações de aviação ao qual tivemos contato foram apenas com helicópteros. Eu (em minha eterna ignorância), imaginava que encontraríamos todos os tipos de aeronaves na base. De qualquer forma, não deixou em nada de ser super interessante.



Tivemos contato com quatro tipos de helicópteros utilizados pelo Exército em Taubaté:

HB 350 L1 - Esquilo (HA-1) e AS 550 - Fennec (HA-1)


A doutrina de emprego da Aviação do Exército prevê missões de reconhecimento e de ataque executadas por aeronaves. Para cumpri-las, a Aviação do Exército lança mão dos helicópteros Esquilo (HB 350 L1) e de sua versão aprimorada, o Fennec (AS 550), designados helicópteros de ataque (HA-1).

Ambas são aeronaves de pequeno porte dotadas de um único motor Arriel de 625 Hp, o que proporciona uma grande reserva de potência, mesmo operando com peso máximo.

São aeronaves ágeis, versáteis e com considerável autonomia de vôo (três horas) e velocidade (podem atingir até 287 Km/h), características que as avalizam para o emprego em reconhecimentos e em missões de ataque (já que podem carregar armamentos).



AS 532 UE - Cougar (HM-3)


O Cougar UE é uma das várias versões da família militar da aeronave SUPER PUMA MK1, fabricado pela empresa francesa EUROCOPTER.

Capaz de transportar até 27 homens, entre passageiros e tripulação, o Cougar UE, operado pelo Exército Brasileiro, está apto para emprego em missões de combate, apoio ao combate e apoio logístico.

Possui diversos equipamentos e acessórios opcionais e estando em operação com cinco tanques de combustível suplementares, lhe garante até 7,5 horas de autonomia de vôo.



AS 365 K - Pantera (HM-1)


Conceitualmente, o Pantera é um helicóptero de manobra da Aviação do Exército (HM-1), tendo como missão primordial o transporte de tropa em operações aeromóveis. Em face de suas características, pode ser empregado também em missões secundárias, tais como reconhecimento, apoio à guerra eletrônica, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de carga.

É de procedência francesa. Impulsionado por dois motores Arriel de 653 Hp, transporta nove homens - um grupo de combate - além de sua tripulação.

Em circunstâncias ideais, atinge a velocidade de 324 Km/h e os modernos equipamentos de navegação permitem ao Pantera realizar vôos precisos, inclusive o vôo por instrumentos, praticado em situações de baixa ou nenhuma visibilidade.

O único helicóptero que faz parte da frota da aviação do Exército mas que não fica presente na base de Taubaté é o S70A - Black Hawk (HM-2). Essa aeronave de procedência americana (muito famosa por conta do filme "Falcão Negro em Perigo), integra a frota do 4º Esquadrão de Aviação do Exército (4º Esqd Av Ex), sediado em Manaus-AM.
À medida que íamos conhecendo os hangares e as aeronaves, o TC Dolabella nos explicava o funcionamento da base, bem como as utilizações destes veículos em operações militares.

Tivemos contato ainda com uma enorme oficina de helicópteros, que mais parecia uma linha produtiva de fábrica. Muito bem equipada e super alinhada. Tanto que pudemos apenas avistá-la das plataformas superiores, pois segundo o TC, esta área é de total segurança, uma vez que qualquer contato externo com as peças ou aeronaves poderia comprometer o seu funcionamento e qualquer erro em aviação, por mais ínfimo que seja, pode acarretar em perdas de vidas humanas.



Também pudemos apreciar um pouco da movimentação do treinamento da tropa, ao qual foi largamente registrado pelos membros do grupo.


Depois da visita aos hangares, fomos levados ao CIAvEx – Centro de Instrução de Aviação do Exército. Logo na entrada nos deparamos com uma frase inscrita em frente ao prédio desta instalação: “Aqui Começa a Aviação do Exército”.

O CIAvEx é o responsável por todo o treinamento dos pilotos do CAvEx.
É lá que aprendem o funcionamento básico e aprofundado das aeronaves, bem como outros tipos de veículos do Exército e até mesmo armamentos a serem manejados.
Através de softwares desenvolvidos pelo SEAC - Seção de Ensino Assistido por Computador. Trata-se de um pioneirismo no uso da multimídia para o Ensino a Distância. Desenvolvido desde 1995, através de softwares multimídia de auxílio à instrução, com conteúdos ricos em animações, interações e simuladores de ação.

Tivemos acesso a maquete mecânica de algumas aeronaves, bem como uma aula e utilização de equipamentos de visão noturna e ainda uma experimentação na área de vôos simulados (o que é um barato).

Ao término da visita ao CIAvEx, fomos agraciados com a visita do General Roberto Peternelli, que nos recebeu com palavras muito amigáveis e ainda se colocou à disposição do Vale Foto Clube para futuras visitas (na foto abaixo com Leonard Lo). Inclusive para podermos registrar os veículos e soldados em plena operação, fato este que raramente ocorre aos finais de semana (já que o nosso passeio foi em um domingo).

Terminamos fazendo uma fotografia oficial em frente a um tanque blindado que fica localizado na entrada do BAvEx e posteriormente debandamos para um delicioso “brunch” na Clínica 9 de Julho, baseado em uma deliciosa comidinha light preparada pelo nosso anfitrião Leonard Lo.
O Vale Foto Clube terminou o passeio em uma agradável tarde no Sítio do Pica-Pau Amarelo, que ficará quem sabe para uma próxima postagem. =)


Veja mais fotos que fizemos deste evento:
Meu álbum do BAvEx no flickr
Galeria do Vale Foto Clube


Mais informações em:
www.cavex.eb.mil.br
www.bavt.eb.mil.br
www.ciavex.ensino.eb.br

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

1 Comentário:

Balestra disse...

Aviação!!!!!!!!!!!!!!!
Melhor parte do EB.
Profissionalismo e lealdade.
Hj eu digo:"Saudade palavra triste......"
Saudade ad Aviação do nosso Exército Brasileiro.
Sgt Balestra

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores

Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO