quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Minha primeira f/2.8

Chegou meu novo xodó, afinal de contas a primeira lente f/2.8 que a gente compra não dá pra esquecer né?

Já tive uma Tamron SP AF 17-35MM F/2.8-4 Di LD Aspherical (IF) e realmente não é a mesma coisa quando se compra uma f/2.8 em todo o range. Apesar deste modelo que eu tinha ser um espetáculo em nitidez usando em f/4 (f2.8 era uma tristeza neste quesito).

Essa 17-50mm é uma das lentes que namorava a bastante tempo, tendo ficado muito dividido entre o modelo Sigma 18-50mm f2.8 EX DC Macro HSM, justamente por conta da função macro que esta lente possui. Detalhe que a Tamron que peguei já vem com motor de foco, portanto 100% compatível com as D40/x e D60 e custa na faixa de US$ 450,00, preço compatível com a sigma em questão.

Tem gente que em ótica de terceiros acaba dando preferência para a Sigma, mas confesso que tenho ficado cada vez mais fã das lentes Tamron. Em questão de ótica, estão me surpreendendo bastante.

Antes desta 17-50mm f/2.8, estava usando uma Sigma 18-200mm f3.5-6.3 DC OS HSM (OS = estabilizador de imagem), mas fiquei muito decepcionado com a nitidez desta walkaround. E não é a primeira vez que isso me acontece. Já tive este modelo Sigma sem OS e também me decepcionou.
Brincando com uma Nikon AF-S VR 18-200 f3.5-5.6, também acabei achando que a nitidez deixa a desejar e por isso risquei de vez lentes de grande range da minha vida... Prefiro ir atrás de um set com maior quantidade de lentes do que ter uma ou duas "faz tudo".
Claro que isso é opinião minha... Fica a critério de cada um formar a sua. ;-)


Depois desta, vou começar a me preparar para a futura aquisição, que é a Sigma 10-20mm F4-5.6 EX DC HSM ou a novíssima Tamron AF10-24mm F/3.5-4.5 Di II LD Aspherical (IF). A segunda me balança muito pela luminosidade, mas a primeira eu já brinquei e gostei demais da nitidez, até porque mesmo em f/4, com 10mm consegue-se velocidades baixas de disparo sem comprometer a estabilização da imagem. Só sei dizer que grande angular é um show de lente e jamais poderá faltar no meu set. =)

Agora só falta mesmo colocar a nova aquisição em testes realmente práticos. Fiz uns poucos clicks em casa para testar e achei muito boa. Mas o negócio mesmo é sair na rua e sentir como ela se porta em situações bastante diferenciadas.
Ao contrário do que muitos diz, a construção das Tamron tem vindo muito boas, apesar de serem lentes mais leves e um pouco menos robustas que as Nikon e Tokina. A focagem é muito rápida e o dof curtíssimo gerado em f/2.8 ajuda que você dê destaque realmente onde quer. Show mesmo.

Maiores informações sobre a Tamron 17-50 f/2.8:


Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

2 Comentários:

Anônimo disse...

parabéns pela lente grande rossss, eu já tiveuma dessas e só vendi pq agora só tenho FF, tanto digital como filme,e seria uns disperdicio ficar encostada aqui,é uma lente sem dúvida com ótimo custo benefício,o resto é com o fotografo rsrsrs
abs e parabéns pelo blog
magoo

Anônimo disse...

Acho que me lembro dessa 17-35 2.8-4...rsrs...Ela perdia um pouco de definição nas bordas em full frame, mas é extremamente nítida no centro e minhas melhores fotos foram feitas com ela....a grande vantagem é que é bem mais leve em relação às Canon e Nikon desse range.
Parabéns pelo Blog, um dia monto um pra mim
abração
Edu Ikeda

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO