quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mostra exibe trabalhos de Robert Capa



Ele é considerado um dos pais do fotojornalismo e, indubitavelmente, um professor que até hoje continua gerando notícias quando em janeiro de 2008 foi descoberto no México, aproximadamente, 3 mil negativos feitos pelo fotógrafo na cobertura da guerra civil espanhola. Morreu cedo, empunhando sua câmera nos campos de batalha da guerra da Indochina em 1954.
Viveu de forma intensa, tanto na sua vida pessoal como profissional, deixando um legado difícil de ser igualado por outros fotógrafos e que marca sua trajetória como profissional. O seu nome é Robert Capa e ele será o protagonista central da exposição da World Press Photo, na terceira edição da Mostra do Periscópio, que está acontecendo desde o dia 18 de Outubro.
A mostra faz uma retrospectiva da obra de Capa, até a última foto que fez.

Não falta sua imagem mais famosa, "O Soldado Caindo", tirada em Córdoba em 1936 durante a Guerra Civil espanhola. A foto registra o momento em que o soldado feriado cai com o fuzil na mão. Por anos a imagem foi rodeada de polêmica porque alguns a consideraram uma montagem.

A exposição poderá ser visitada na Sala Fundação Caixa Vital de Álava (norte da Espanha) até 8 de dezembro. Ela faz parte da mostra "Periscópio", que reúne em Vitoria as principais exposições de fotojornalismo do mundo.

O húngaro Andrei Friedmann ou Robert Capa é reconhecido por ser um dos principais correspondentes de guerra que o mundo já viu.
Em 1947, junto aos fotógrafos Daniel Seymour, Henri Cartier-Bresson e George Rodger, fundam, nos Estados Unidos, a cooperativa Magnum Photos, uma das maiores agências fotográficas do mundo, em atividade até os dias atuais.

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

2 Comentários:

Renan Odorizi disse...

O legal, que agora como acharam os 3 mil negativos, teremos a oportunidade de ver mais fotos desse belo fotografo!
Parabéns pelo post...
Abraços brother

kidneri disse...

Mesmo que a foto do Soldado seja montagem, não seria o máximo achar no meio desses negativos um "making of" dela?? Ótimas matérias aqui amigo!!

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores

Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO