terça-feira, 10 de março de 2009

Conhecer: Centro Cultural Rotunda

Conhecer é uma coluna semanal que estou lançando hoje aqui no blog para mostrar em fotografias e textos, um pouco sobre prédios, lugares naturais e outros que possuam uma história interessante e que foram fotografados por mim.

Para começar, escolhi um dos lugares mais conhecidos e interessantes na minha querida Cruzeiro, além de ser um marco na historia do município: A Rotunda.



O Centro Cultural Rotunda localiza-se na Av. Rogério Mariano, s.n, no centro de Cruzeiro/SP e é de propriedade da Prefeitura Municipal.


O atrativo foi construído em 1930 por Carlos Rossetti e engenheiros da Rede Sul Mineira de Viação, com capacidade para abrigar até 15 locomotivas e só existem 3 com as mesmas características no estado de São Paulo.


O prédio possui forma semi-circular e foi uma das primeiras construções de concreto armado da cidade, o galpão mede 6.361m², somando-se ainda mais 2.000m² de área externa.


A Rotunda era o local de abrigo, manutenção e manobras de locomotivas e vagões. Foi utilizada, até a década de 1980, para manobras dos trens que faziam o percurso Cruzeiro-Sul de Minas e, ainda, para recuperação de locomotivas a vapor.


Entretanto após os áureos tempos da Rede Sul Mineira, a Rotunda foi desativada e seu prédio abandonado por longos anos.


Em 1991 seu terreno foi desapropriado pela Prefeitura Municipal, mas somente a partir de 1993 foram liberadas as obras para as reformas necessárias, o que ocorreu com apoio da Fundação IOCHPE ganhando, assim, Cruzeiro um novo, belíssimo e amplo espaço cultural.




Na Rotunda é exibido constantemente uma gama de eventos, como exposições fotográficas, de quadros e réplicas de locomotivas, bem como feiras comerciais e culturais.


No local, ocorrem cursos de teatro, artes plásticas, música e caricatura, além dos cursos de culinária, crochê, bordado e artesanato para famílias carentes, em parceria com o projeto Renda Cidadã e com a Secretaria de Assistência Social. Ocorrem, também, no local, eventos diversos.


Fotografias: Rodrigo Teófilo (Rostev)
Texto: www.estradareal.org.br


Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
Matéria fantástica e local belíssimo. As fotos são o máximo e adorei conhecer um pouco mais da sua cidade natal. Grande abraço e parabéns por este magnífico trabalho.

Alexandre disse...

Olá,
Me chamo Alexandre e nasci em Cruzeiro. Sou ferreomodelista e tenho um projeto de fazer a Rotunda de Cruzeiro. Para isso estou precisando das dimensões ou de uma planta da mesma. Pode me ajudar? Desde já, agradeço por sua atenção.

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO