quarta-feira, 29 de abril de 2009

D40 parou oficicialmente de ser produzida

A revista inglesa Amateur Photographer anunciou em seu site no dia 16 de abril passado, que a Nikon parou oficialmente de produzir a câmera D40.

Esse modelo, lançado em 16 de novembro de 2006, fazia parte do cast mais simples de câmeras dSLR da marca (mercado low entry) e o seu lançamento causou uma certa polêmica por marcar o fim do motor de foco embutido no próprio corpo.

Com isso, ela deixava de operar focagem automática (AF) nas lentes existentes até então, muitas delas oriundas ainda da época das SLRs de filme.

A partir daí, a Nikon lançou uma nova linha de lentes que passou a trazer o motor de foco incluso nelas próprias, denominadas AF-S. Desde então a companhia não fabrica mais lentes AF simples, a não ser alguns poucos modelos mais antigos, como a 50mm f1.8, 50mm f1.4, 85mm f.18, etc.

Outra característica que também causou discussões no lançamento da D40, foi o fato dela não trazer mais o painel digital de status, que costumava ficar posicionado na parte superior dos corpos de câmera da marca (todas até então possuíam).
Na D40, essas informações são mostradas através do próprio visor LCD quando não se está vendo alguma imagem. Esse sistema trouxe um sensor que quando a pessoa posicionava o olho no viewfinder, automaticamente se apagava.

Através destas drásticas alterações, a Nikon conseguiu fazer uma câmera mais leve, compacta e com preço extremamente atraente, permitindo que usuários avançados (oriundos de compactas ultra zoom e prossumers) que sonhavam em ter a sua reflex digital com troca de lentes, pudessem concretizá-lo.

Um dos recursos mais adorados da D40 era o fato do sensor CCD de 6.1 megapixel permitir a utilização d sensibilidade ISO mais elevadas, sem ter que aceitar uma grande quantidade de ruídos como retorno. Isso era muito bem visto, sobretudo por ter como base um sensor criticado pela alta quantidade de ruídos em ISOs altos, apesar de ser elogiado pelo belo sistema de cores.

Depois da D40, a Nikon lançou outros produtos nesta base, como a D40X (que recebeu poucos incrementos) e a D60. Em abril deste ano, foi lançado o modelo D5000, com incrementos bem interessantes e mais completos, vindo para sepultar de vez as D40.

Depois do lançamento da D40X e D60, muitos esperavam que ali seria o fim da D40, mas isso não aconteceu. O modelo ficou ainda no mercado e até o ano passado era a segunda dSLR mais vendida no Japão.

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

4 Comentários:

Anônimo disse...

O correto seria "AQUI JAZ"

Unknown disse...

Obrigado Idelmo.
Tinha pego essa imagem na internet.
Daí já viu né??? =D

Já consertado.
Abraços

Fernanda Marques disse...

Uma pena receber esta notícia.
Gostava muito desta câmera.
Que venha então a D5000.

Lanes disse...

Uma bravíssima e valente que fez a alegria de muito fotógrafo iniciante no mundo das DSLR. Terá um descanso merecido com a certeza de ter cumprido seu papel

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO