quinta-feira, 23 de abril de 2009

Nikon comemora 50 anos do mount-F

A Nikon está celebrando em 2009 o 50º aniversário do seu legendário sistema de montagem de lentes - mount-F - largamente utilizado nas câmeras de troca de lentes SLR da marca.
Além da Nikon, nenhum outro fabricante de lentes e câmeras fotográficas foi capaz de assegurar o seu monte de lente original por um período tão longo.

O mount-F Nikon foi empregado em suas câmeras SLR (single lens reflex) em junho de 1959.

A Nikon utilizou o mesmo mount sem modificar a sua estrutura básica, mesmo em comparação a outros fabricantes de SLR que acharam necessário fazer a troca de seus mounts por conta de uma melhor resposta para novas tecnologias empregadas em suas lentes, como por exemplo melhor compatibilidade do autofoco e implementações para o sistema digital.

Uma das maiores vantagens das câmeras SLR de lentes intercambiáveis é justamente disponibilizar aos usuários uma larga coleção de lentes a serem escolhidas. Manter a mesma estrutura básica do mount de lente durante um longo período, significa garantir um set constante de lentes compatíveis para lançamento de novas câmeras. Por essa razão, o mount constante é um elemento extremamente importante e simbólico tanto para entusiastas da fotografia como para profissionais, que são capazes de se beneficiar do uso contínuo da sua coleção de lentes, que foram cuidadosamente selecionadas durante um longo período.

A Nikon disse que o mount-F empregado até mesmo em suas SLR digitais mais avançadas, não deixou de receber atualizações e investimentos, garantindo uma constante evolução, mas sem ter que abrir mão da sua baioneta de encaixe, o que tornaram o seu sistema o mais confiável que existe. Os usuários sabem que podem comprar lentes e câmeras, tendo a certeza que ainda manterão a compatibilidade que já se tornou uma tradição para a marca Nikon.


Evolução do mount-F Nikon

  • 1959: Introduzida a primeira lente para SLR intercambiável Nikon F;
  • 1977: A indexação automática de abertura permite a seleção automática da abertura máxima da lente;
  • 1981: Implementado o modo de exposição automático (modo P)
  • 1983: introduzido a CPU de comunicações para troca de informações de abertura da lente com o corpo da câmera.
  • 1983: no mesmo ano foi inserido a compatiblidade de autofoco (AF);
  • 1995: o mount passa a ter compatibilidade com as câmeras SLR digitais.
  • 1996: Lançado o sistema AF-S, implementando motor de foco na própria lente.

Logotipo celebra o mount-F Nikon
A estrutura básica do mount-F permaneceu inalterada durante meio século, servindo de ponte entre as lentes NIKKOR e uma sucessão constante de corpos de câmera SLR. O logotipo exprime uma imagem de captura de luz infinitamente estendida, presenteando a futuras gerações de equipamentos Nikon.

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO