sexta-feira, 15 de maio de 2009

Qual lente 50mm Nikon e Canon escolher???

As lentes 50mm são sem dúvida as mais tradicionais dentro da fotografia.
Usando essas "pequenas notáveis", fotógrafos como Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, David Seymour, entre muitos outros, fizeram toda a sua reputação. Suas imagens chegaram até mesmo a mudar os rumos da história.

Só que sempre que pensamos nessas lentes, bate aquela dúvida sobre qual modelo escolher. É nessa hora que bate desespero para muitos consumidores, pois existe em uma infinidade de modelos com aberturas diferentes: f1.2, f1.4, f1.8, f2, etc...
Quanto maior a sua abertura (menor número de "f"), mais caras elas são e existem tanto para o sistema autofocus quanto o manual, que ainda pode ser utilizado em diversas câmeras.
Neste sentido a Nikon se sobressai por sempre ter mantido o mesmo padrão de encaixe (mount F), não necessitando de qualquer tipo de adaptador.

As 50mm são consideradas lentes prime em qualquer marca, justamente por garantir fantástica luminosidade e nitidez próxima a perfeição.
Sua construção simplificada consegue garantir isso tudo, possuem ângulo de visão parecido com o que o do olho humano, além de ter um preço bastante baixo em relação as demais lentes zoom do mercado.

O pior é que existem reviews pela internet, mas se você não tiver um bom domínio do inglês, acaba sem poder acompanhar um bom material.
Foi pensando nisso que resolvi criar este post, reunindo dois reviews muito bons sobre as lentes 50mm Nikon e Canon. Os reviews foram feitos por brasileiros e obviamente estão em português.


TESTES NIKON 50mm f1.2 / f1.4 / f1.8

Review feito pelo fotógrafo Romulo Lubachesky, com as lentes Nikon 50mm f1.2 AI-S, 50mm f1.4D e 50mm f1.8D.
O review foi extremamente bem feito e com uma metodologia muito boa.
Fácil de entender e ricamente ilustrado com fotos dos testes. Acompanhe:


TESTES CANON 50mm f1.4 / f1.8

Outro belo review foi feito pelo grande fotógrafo paulistano, Rodrigo Ono.
Ele desenvolveu um teste com as lentes Canon, mas ambas EF (sistema EOS com auto foco): 50mm f1.4 e 50mm f1.2. O teste está hospedado no Digiform:

Agora não podem reclamar mais por falta de informações sobre essas lentes.
Chega de ficar na dúvida sobre qual é melhor para determinada coisa.
Nada melhor do que se informar antes de fazer qualquer investimento...

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

6 Comentários:

Ernani Rocha disse...

Isso aqui tá bom d+.

Parabéns pelo BLOG e pelo PORTIFOLIO.

Comprei uma "cinquentinha" e realmente e tudo isso que falam dela.

Um abraço

Ernani Rocha

Claudio Feijó disse...

Parabéns pela iniciativa. Blog e Portifolio muito bem feitos.
Uso uma 50mm f1.4 da Cannon e a luminosidade dela é espantosa. Perfeita para retratos e fotos com DOF.
Forte abraço,
Cláudio Feijó.

Igor Fraga disse...

Muito bom Rostev, adorei o post. Eu tenho uma Nikon 50mm 1,8 e sofrí na epoca em optar pela 1,8 ou 1,4. Aí fiquei com dor de cabeça mas na questão de custo X benefício adquirí a 1,8 e não me arrependo. em certas situações de fotos de pessoas o foco já fica critico, imagina com 1,4 em modo manual na Nikon D40. parabens pelo blog. estou acompanhando.

Anônimo disse...

Ok, Rostev.
Duvidas sobre a 50mm estão quase sanadas BUUUUT... ó só:
Eu tenho uma canon 450D que veio com o kit basicão, portanto, lente 18-55mm.
Quer adquirir outra lente, na verdade, pesquisando sobre lentes dá vontade de adquirir muitas delas, pelamordedeus! Mas no money para tal. Então, depois de tanto matutar, continuo na duvida rsrsrsrs... indicaram-me uma 24-70 sigma. Mas como a minha é 18-55, não achei que valesse muito a pena, não pela qualidade do material que tem abertura de 2.8 etc., mas pela questão do alcance, não muito maior do que a que já tenho.
Também pensei numa outra, a 17-200, mas com abertura de 4.5, eu até considerei vender a que eu tenho para ajudar a comprar esta.
Enfim, ainda não decidi.
Qual (quais) sugestão (s) o senhor me daria em face dos seguintes requisitos:
- maior alcance (levando-se em conta a 18-55)
- boa abertura de diafragma.
- a menor medida da lente pode ser maior que 55 mm
- O "menos caro" possivel rsrsrsrsrs...

É isso.

Um abraço,

Dea

Cris disse...

Olá querido, estou providenciando hoje a tal famosa "cinquentinha" e dei uma espiadinha por aqui................. maravilhoso blog e portifólio......e belíssimas fotos.
Abraços

disse...

ola rostev... os links dos reviews estao fora do ar, gostaria de saber se vc poderia mandar ou ate mesmo colar como outro post.

obrigada,

marina

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO