terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dry Box: ótima forma de guardar equipamentos

Faz um tempo que venho pesquisando qual seria a melhor forma de guardar meus equipamentos fotográficos.
Cheguei a perguntar para vários fotógrafos, tanto pessoalmente quanto os que frequentam fóruns, para que dessa forma pudesse encontrar a melhor maneira de cuidar das minhas câmeras e lentes, evitando assim que elas encontrassem seus maiores vilões: fungos e bolores...

Cada um tem a sua maneira e forma de acomodar os equipamentos. Uns criaram ambientes caros e controlados. Outros investiram em estufas climatizadas e a maioria vai deixando-os dentro de mochilas e cases, com a esperança que o material antimofo garantido pelo fabricante possa livrá-los destes males.
Por sinal eu sempre deixei meus equipamentos assim, até que uma das minhas lentes, durante a estada na casa de um parente na praia, começasse a criar bolhinhas de água devido ao condensamento do ambiente úmido e quente em que se encontravam. Não preciso dizer que me bateu uma tremedeira nas pernas quando encontrei a lente assim, né?

Claro que a melhor forma de evitar que fungos peguem nossos equipamentos é utilizá-los. Pois assim estão sempre recebendo luz e tornando o lugar impróprio para que essas terríveis formas de vida possam se multiplicar.
Mas no meu caso, acontece de as vezes passar uma ou duas semanas sem eu tocar no equipamento. Pode não ser tempo suficiênte para que eles comecem a proliferar-se, mas juro que ficava com a pulga atrás da orelha.


Foi quando realizei minhas pesquisas e cheguei à conclusão que uma "dry box" (caixa seca) seria a melhor forma de guardar meus caros e tão bem cuidados equipamentos fotográficos.


A maior vantagem dessas caixas plásticas é que você pode manter suas lentes durante todo o tempo sem a tampa dianteira, garantindo que recebam luz durante todo o período em que estiverem lá. Isso já poderia ser o bastante para evitar que os fungos se proliferem, mas resolvi implementar ainda um aparelhinho chamado "Mofim", que retira a umidade de pequenos ambientes por aquecimento (até 10m³), o que inibe a proliferação de fungos, bactérias e conseqüentemente odores e mofo.


Esse aparelhinho fica 24hs ligado na energia elétrica, tem um consumo de 5 watts e 2 anos de garantia.
De quebra guardo tudo lá, já que andei lendo relatos inclusive de câmeras com fungos por má acomodação (sobretudo em viewfinders e sensores). Até o meu flash costumo deixar junto (sem pilhas).


Para finalizar, comprei também um higrômetro, aparelhinho capaz de medir a umidade relativa do ar. O meu foi bem simplezinho (não usa pilhas nem baterias), pois também o utilizo para medir a umidade dos meus filmes guardados na geladeira.


Se quiser discutir sobre o assunto e ver demais opiniões, acesse:
Guardando equipamentos fotográficos (dry box)

Até a próxima.

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

24 Comentários:

Jrrhack disse...

putz otima dica do mofim, vou comprar um, eu tenho uma caixa dessa, so que no fundo forrei com silica, o que nao deu muito certo por que a silica durou uns 6 meses so.

Grace Olsson disse...

Eu guardo os meus num armário, e com as tampas fechadas...E com uma case, cada um..As câmeras, lentes, flash, etc..Mas, tbm, eu uso muito, quase que diariamente.
boa dica.

L.Paiva disse...

PAPAI NOEL, ESSE ANMO FUI UM MENINO BONZINHO; POR ISSO PEÇO UMA CAIXA COMO A DA FOTO ACIMA MAS COM TUDO QUE TÁ DENTRO...

Diogo Sacramento disse...

Grande matéria, realmento muito interessante além de útil. Comprei uma caixa igual só que moro em apartamento e o espaço é muito limitado, assim estou utilizando anti-mofo SECAR pra manter o ambiente da caixa "limpo". Sempre que faz um solzinho boto as crianças pra tomar um bronze...risos ! Abs.

lilian disse...

Olá, já havia visto suas estufas no forum mundo fotográfico...
Mas, no entanto, tem algo que nao ficou bem claro pra mim... como fica a questão da luminosidade na caixa?
as cameras só receberiam luz durante o dia? e a noite nao?
o fato de nao receberem luz à noite teria algum problema?


Aguardo resposta!
Obrigada!

Unknown disse...

Lilian...
Não tem problema algum as lentes deixarem de receber luz a noite. Lembre-se que muitas pessoas deixam semanas, meses e até anos esses equipamentos em lugares fechados, sem qualquer fonte de luz. Apenas uma noite não seria tempo suficiente para causar um início de infestação de fungos. Até porque a umidade acaba sendo controlada pelo Mofim, que fica ligado 24hs por dia.
Abração e espero ter respondido sua dúvida.

Lilian disse...

Respondeu sim!
muito obrigado, já to começando a fazer a minha!!!
;)
Abraços!

Anônimo disse...

Otima ideia,mas tenho uma duvida ,qual seria o nivel de umidade recomendado para o equipamento ficar a salvo.Obrigado

Daniela Siqueira disse...

Ótimo artigo, obrigada por compartilhar!

Unknown disse...

Tenho uma caixa igual, só que não uso o "Mofim" elétrico e sim um produto chamado "Antimofo Secar" este produto custa uns R$6,00 é encontrado e qualquer supermercado, como a caixa é pequena e fica sempre fechada dura uns 5 meses sem problema.
Um abraço a todos.

Heider Torres (kavoo) disse...

Show de bola Rostev, gostei muito do esquema! Vou providenciar um pra mim.

Emmanuel disse...

Também tenho: http://twitpic.com/1mzj9l

Não tem tanta coisa, mas tá igualzinha! rsrsrs

Só falta chegar o Higrômetro.

Marco Moreira disse...

Olá Rodrigo!

Acabei de comprar uma caixa de plástico como a sua + uma espuma (é uma esponja para lavar carro mesmo) para acomodar as lentes dentro da caixa, sem que tenha perigo de bater umas nas outras, mas não vi aqui nem em outros sites um berço para as lentes. Você acha que essa esponja pode prejudicar no que diz respeito à umidade, mesmo guardando o equipamento junto à um anti-mofo?

Um abraço!

Camila disse...

Olá amigo, fui afetada por essas terríveis pragas.

1º gostaria de saber se ainda posso usar minha lente, e se eles vão proliferar, mesmo se eu usar o mofim (está com fungos, mas aparentemente não muitos)

2º onde eu acho geralmente esse aparelinho mofim (sem ser no Mercado Livre)

Obrigada desde já

Clarine disse...

Olá! Adorei o post, mas gostaria de saber qual é o nivel de umidade recomendado para nao danificar os equipamentos e como foi feito para prender o higrômetro na caixa.

Grata, desde já.
Clarine

Julio Araujo disse...

A minha dúvida em relação a este método a seguinte, se o mofim reduz a umidade por aquecimento, quer dizer que ele está no fundo da caixa aquecendo o ar, e naturalmente este ar está subindo, e por onde sai este ar quente se caixa está fechada? Isto não vai aquecer demais? Os fungos gostam de ambientes quentes e úmidos, quente este ambiente já vais estar por causa do mofim e aí?

dembsp disse...

Saudações.

Moro em Manaus e tenho uma Canon 60D e não sei como guardá-la. Vi o modo de armazenar seu equipamento e achei interessante; agora se eu não encontrar o Mofim, como faço para adaptar-me as condições climáticas daqui; nesta região é quente e úmido.

Você pode me indicar opções, como alguns sachês e outros produtos? Guardar em caixa de isopor é recomendável?

Aguardo resposta.

Saúde e boa sorte.

Anônimo disse...

Amigo, o mofim esta dando conta de retirar a umidade sem ressecar demais o ambiente da caixa ? tenho essa mesma caixa mas com silica que muda de cor, mas ela satura muito rápido !

Marcelo da Costa disse...

Pesquisando como armazenar equipamentos e a sua idéia foi a que mais me agradou e estou usando e antes de tudo quero te agradecer por compartilhar essa. Só uma dúvida: você lembra quando que a humidade começou a baixar?

Luz do Sorriso Odontologia Integrada disse...

Caro Rodrigo, onde vc conseguiu esse Higrometro Analogico ? Poderia me indicar um local para a compra ?

Anônimo disse...

Bom dia! Uma dúvida, o Mofin quando ligado por tempo prolongado esquenta demais; não tem problema? O equipamento não corre riscos? Aguardo resposta obrigado!

manohead disse...

guardas as lentes com filtros, tipo uv? ou remove para deixa-la exposta ao sol?

Anônimo disse...

Umidade ideal para conservar equipamentos óticos acima de 30% e abaixo de 60%. Acho que com temperatura em torno de 33 graus constante se chega a esses valores dentro de uma caixa.

Clau Holz disse...

Melhor dica dos ultimos tempos! Moro na praia de frente pro mar (pra piorar tudo) e tive o desprazer de ver meu equipamento todo mofado ao longo desse 1 ano e meio morando aqui. Tive que mandar pra assistência técnica e quase perdi tudo, com isso gastei 650 reais pra tirar os fungos, consegui a tempo! Ia mandar fazer um armário com luzes dentro pra tirar a umidade, mas depois que li suas dicas vou economizar mais de 100 reais, sem contar que tenho uma caixa dessa aqui em casa que tava no fundo do armário. Só comprei o mofim e o higrômetro que meu custou 98 reais na Lojatudo.com.br. Enfim descobri como salvar meus equipos! Valeu as dicas, super bem vindas!!! ;)

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO