terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lançamentos Leica ocorrido em 09/09/09

Opa... dei uma escorregadinha com as postagens e atrasou um pouco.
Bom, voltando ao post da semana passada, a Leica realmente colocou no mercado dois novos lançamentos que vieram fortes. Pelo menos bem interessante perto do que a empresa havia lançado até então na área digital.
Foi lançado no dia 09/09/09 a Leica M9, primeira câmera com sensor full frame da empresa e também a Leica X1, uma compacta aos parâmetros rangefinder, que garantiram todo o sucesso da empresa.
A empresa prometeu o que seria o "Next Generation of Leica cameras" e é sobre isso que vamos falar:


Leica M9

A Leica M9 segue a linha consagrada do sistema rangefinder M, com corpo bem parecido a classica M3 e a anterior M8. Estará disponível nas cores preta e prata e traz em seu coração um poderoso sensor full frame de 18 megapixel, produzido pela leica em parceria com a Kodak.
Este sensor é o primeiro full frame a equipar uma Leica, que passa a ter o tamanho do formato 35mm (24x36mm), o que colaborará muito na utilização de lentes grande angulares, pois toda a sua extensão será capturada pelo sensor. Isso mesmo, todas as lentes do sistema M poderão ser usadas na M9.

Alguns estranharam o padrão do sensor ser CCD e não CMOS. O segundo tem se mostrado mais "competente" em relação ao primeiro quando o assunto é sensibilidades mais elevadas. Tanto que a M9 veio com ISO de 80 a 2500, valor máximo considerado baixo frente as câmeras com sensor CMOS que chegam a 25 mil de sensibilidade. Em compensação os sensores CCD conseguem capturar uma coloração mais rica e intensa do que os CMOS. Então se perde em sensibilidade ISO, ganha-se em qualidade de cores.

Foram implementadas algumas tecnologias interessante no sensor 35mm da M9. Primeiramente não será necessário utilizar filtros UV e IR nas lentes, pois o sensor já conta com um vidro de cobertura que elimina a contaminação das luzes infravermelhas e raios ultravioletas. Isso já preserva bastante da qualidade da imagem. Falando em qualidade, mais propriamente em nitidez, essa experiência será ampliada pois a empresa retirou o filtro anti-moiré do sensor. A empresa garante alto detalhe até mesmo nas sensibilidades mais altas.

O corpo, apesar de já ter comentado seguir a linha M da Leica, passou por um remodelamento, recebendo um visor LCD de 2,5 polegada de 230.000 pixels e sua ergonomia foi bastante melhorada, por contar agora com mais botões e naturalmente mais atalhos. A construção é bastante robusta, toda feita em em liga de magnésio de alta resistência. E o melhor: em um único bloco; fato esse que irá fornecer ótima proteção aos mecanismos internos da câmera. A câmera usará cartões SD e SDHC de até 32Gb.
Veja algumas imagens feitas com a M9, divulgadas pela Leica:



Leica X1

Essa eu confesso que me deixou balançado...
É uma belezinha, por se tratar de uma compacta baseada no sistema rangefinder Leica, mas com ares mais para "point and shot".
A empresa fez questão de falar em seu lançamento que esse modelo é uma comemoração dos 100 anos de domínio da engenharia alemã no sistema fotográfico e para isso está lançando uma câmera compacta mas com ares profissionais. A começar com seu sensor CMOS de 12.9 megapixel, inserido em um corpo que demanda praticidade para ser carregado e todas as funções mais interessantes das câmeras profissionais.

A X1 é logicamente uma câmera menor, possui sensor APS-C (com fator de corte)
A grande diferença mesmo para a linha M é que a lente da X1 é fixa (lembra as Canonet e Olympus Trip 35) e originalmente não possuem viewfinder ótico.

As boas especificações da X1 ditam o quanto podemos esperar dela: é equipada com uma lente LEICA ELMARIT 24mm f/2,8, possui 11 pontos de focagem, nove ajustes de white balance (sendo dois manuais), bracketing, Exposure compensation, LCD de 2.7" (230K pixels) e com cobertura de 100% da cena, saída HDMI e pesa apenas 286 gramas.

Os ajustes de velocidade, abertura e modos de fotografia ficam todos na parte de cima e são alterados por discos de comando. Achei essa função um barato, pois dá ideia de algo bem analógico no digital. Fica realmente interessante.

Outro detalhe... A lente é realmente fixa (não possui zoom). Sua lente 24mm por estar em um corpo com sensor APS-C, terá ângulo de visão de uma lente 35mm. A Leica acredita que essa aposta vingará devido ao fato do comprimento focal em 35mm ser considerado um clássico da fotografia mundial. Sobretudo para reportagens.
Eu particularmente gosto da idéia, mas tenho certeza que muitos torcerão o nariz. rsrs.

Quando vi que a X1 não possuia viewfinder e teria que ficar a "mercê" apenas do visor LCD, senti uma ponta de frustração. Mas ao ler com calma os acessórios para ela, notei que pode ser acoplado um EVF externo, bem no engate de sapata de flash. Foi nesse momento que voltei a curtir a câmera. Até mesmo um grip pode ser inserido na base do seu corpo, o que ajudaria na pegada da mão direita.
Veja algumas imagens feitas com a X1, divulgadas pela Leica:


Ambas as câmeras usarão o "Adobe DNG" como sistema de arquivos sem compressão, além do tradicional JPG. O interessante nisso é que elas virão com licenças grátis para trabalhar com o Adobe Photoshop Lightroom, independente do sistema utilizado (Mac OS C e Microsoft Windows). Sempre que sair uma atualização, esses softwares poderão ser atualizados sem qualquer custo.

Gostei dos lançamentos... Principalmente da pequenina X1. =)
Agora só falta esperarmos testes e reviews para termos a certeza que respondem bem quando colocadas literalmente em prática.
Veja o PDF com as especificações completas dos lançamentos: Leica M9 e Leica X1

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Tem as dimensoes daquela inseparavel do Cartier-Breson(a proposito, esta maquininha do mestre jah foi publicada no blog)?

(Ah!Pesquisando no Google sobre lentes, vim parar aqui...Parabens pelo site!)

Caro blogueiro, estou numa grande duvida entre Canon EOS 500D (R$ 2500 + lente basica) e Nikon D90 (R$ 3500 e vem com otima lente segundo analise numa revista)...meu bolso se inclina mais para a Canon, sao grandes as diferenças entre elas, alem do preço?

E como ambas permitem diversas lentes, agora me deparo com a necessidade de conhece-las...pois a Canon tb vem sem lente, o que recomendarias no lugar da basica??

Abs,
Anderson

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO