segunda-feira, 31 de maio de 2010

Acervo digital da Revista Veja

Recebi ontem um link muito bacana do meu tio José Roberto Bastos.
Trata-se do Acervo Digital da Revista VEJA. Nele você encontra os 40 anos de atividade da publicação em sua integra. O que se traduz em uma reunião dos mais interessantes textos que contam a história do país e do mundo, compilada de forma incrível para todos os brasileiros.

Já pensou poder ler e consultar todas as edições da Revista Veja na íntegra desde a sua primeira edição em 11 de setembro de 1968 até hoje??
E o melhor de tudo... Inteiramente grátis. Interessantíssimo, não?


Fora os textos, para quem gosta de fotografia e anúncios é um prato cheio, pois está tudo lá. Não deixa de ser interessante ver a forma como a publicação foi se modificando com o passar do tempo. Não apenas em relação as tecnologias que foram sendo agregadas a entregar uma revista melhor, mas também quanto a apresentação dos conteúdos e seu direcionamento. Os anúncios são o máximo e a abordagem fotográfica dos fotógrafos outra situação empolgante de se analisar.

Release oficial publicada em fevereiro de 2009, na inauguração do acervo:
"A idéia é democratizar o acesso à história recente do país e do mundo", diz Yen Wen Shen, diretor da Veja. "Essa iniciativa coloca VEJA ao lado dos maiores acervos digitais do mundo e em condição única no Brasil."

O acervo digital VEJA segue a estrutura da própria revista, ou seja, o usuário navega na web como se estivesse folheando a publicação.

O conteúdo apresenta as edições em ordem cronológica e conta com um avançado sistema de busca desenvolvido pela Digital Pages especialmente para VEJA. Este sistema permite cruzar informações e realizar filtros por período e editorias.
Assim, basta o internauta digitar uma palavra-chave que automaticamente a ferramenta pesquisa em todos os textos de VEJA. Além disso, o usuário também terá acesso a um conjunto de pesquisas previamente elaborado pela redação do site da revista, com temas da atualidade e fatos históricos sobre o Brasil e o mundo. Será possível, ainda, navegar pelas capas, entrevistas, reportagens e anúncios publicitários, sempre visualizando a reprodução do material original.

Revista digital - Resultado de 12 meses de intenso trabalho, o projeto foi desenvolvido por VEJA em parceria com a Digital Pages, empresa responsável por estruturar a digitalização de cada uma das mais de 2 mil edições e convertê-las em revistas digitais.
Dado o porte do projeto, uma equipe de 30 pessoas foi montada para cuidar desde o desgrampeamento das edições impressas até a publicação dos quase nove milhões de arquivos que compõem o acervo.

"Como os exemplares em papel não poderiam ser inutilizados pelo processo de digitalização, o fluxo de trabalho contrapôs ciclos de uma sofisticada linha de produção industrial com procedimentos extremamente artesanais, como o nivelamento de página por página por meio de ferros de passar roupa antes do escaneamento", explica Shen.

Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO