segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Lugares secretos da Basílica de Aparecida

Acompanhando o Vale Foto Clube, tive o privilégio de voltar dia 29/08 a Basílica de Aparecida para fazer uma nova incursão por lugares bem interessantes e de raro acesso ao público que lá visita.

A primeira passada foi a ida até a cúpula, onde tivemos o privilégio de avistar real a magnitude e o colossal tamanho da Basílica de Aparecida.

É uma visão ímpar admirar lá de cima a missa acontecendo. Essa foi a segunda vez que fui até a cúpula. A primeira foi em abril de 2008, quando realizamos o primeiro passeio fotográfico oficial do Vale Foto Clube - fotos aqui.


De qualquer forma, a vista e o impacto que nos proporciona é incrível e sempre que lá estamos, acabamos viajando com as possibilidades fotográficas, isso quando não acabamos esquecendo de fazer fotos, maravilhados com tudo aquilo que os olhos estão registrando e o cérebro tenta ao mesmo tempo processar.

Em seguida passamos pelo pavimento médio, o que acabou rendendo fotos bastante bacanas aos fotógrafos. Eu fiz essa do círculo central, aplicando o efeito tilt-shift.


CAPELA DOS APÓSTOLOS

Particularmente jamais pensei que existisse algo assim lá dentro e para explicá-la, recorri a amiga Dani Souza, a responsável principal pela nossa vista a esses "lugares secretos" do Santuário Nacional:

"A Capela dos Apóstolos tem o início de sua história ainda na época da concepção do Santuário Nacional. Durante muitos anos aquele espaço ficou fechado, pois, por estar logo atrás do nicho de Nossa Senhora, não oferecia segurança suficiente para que o espaço pudesse ser utilizado.

Assim, quando o atual nicho de Nossa Senhora foi colocado, teve início um projeto de recuperação do lugar.

Já existia, desde o início, a proposta de se dedicar o espaço a uma Capela em homenagem aos 12 Apóstolos então, o artista sacro Claudio Pastro foi convidado para fazer um projeto do local, adaptando a estrutura que já existia para a atual Capela dos Apóstolos.
As obras ficaram prontas no início de 2007 e com a visita do Papa Bento XVI, em maio do mesmo ano, cogitou-se a possibilidade do espaço ser utilizado como sacristia para Sua Santidade.

Além disso, o altar que está no centro da Capela é o mesmo que foi consagrado com os óleos santos pelo Papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil na década de 80.

Hoje o espaço é utilizado para celebrações reservadas, para pequenos grupos e para momentos de reflexão do clero.

Nas paredes do fundo, cada um dos conjuntos de 3 vitrais representa a Santíssima Trindade",
explicou Dani Souza.


CAPELA DO BATISMO

Inaugurada pelo Santuário Nacional no dia 14 de agosto de 2010, a obra iniciada em 14 de outubro de 2009, fica localizada à esquerda da Tribuna Papa Bento XVI, na Nave Sul da Basílica.

O espaço de 140 metros quadrados é uma extensão da arquitetura do Santuário, idêntico à Capela da Ressurreição, onde estão depositados os restos mortais dos bispos que foram os pastores da Arquidiocese de Aparecida.
O novo batistério conta com uma bela fonte Batismal, além do Altar dos Santos Óleos, ornamentado com painéis do artista sacro Cláudio Pastro.

Cada uma das obras tem seu próprio significado. Uma delas é o piso, que simboliza dois movimentos: a água em movimento (ação do Espírito que dá vida nesse local) e sai da Fonte-Túmulo para fertilizar os quatro cantos da Terra e também os raios de luz do Sol. Simboliza que a pessoa batizada neste local, torna-se iluminada por Aquele que é a luz do mundo.
Há uma ligação com piso da Basílica e sua simbologia.


TORRE BRASÍLIA

O Mirante da Torre, que fica no 18º andar da Torre Brasília é um locais preferidos pelos visitantes para fotografias.

Do local, que possui 324 metros quadrados, é possível observar grande parte do Vale do Paraíba, bem como é possível se ter visão privilegiada do Rio Paraíba e da Rodovia Presidente Dutra, que corta a cidade de Aparecida.

O espaço foi reformado e reinaugurado em outubro de 2008, contanto agora com ar-condicionado central e painéis pintados em aquarela.
Esses painéis mostram em uma linha do tempo, a história da cidade de Aparecida e um panorama do crescimento do maior Santuário Mariano do Mundo: o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Graças à reforma, a Torre Brasília também comporta agora o elevador até o 18º andar, permitindo todo acesso dos visitantes ao local, o que antes só era possível através da subida de quatro lances de escada.
A Torre Brasília foi doada pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e mede 109 metros de altura, incluindo a cruz.
Utilizou cerca de 400 sacas de cimento em sua base e tem 669 metros de altura em relação ao nível do mar.

Em vários momentos o grupo se dispersava para que cada um pudesse fazer fotografias de lugares diversos. Finalizamos o encontro no Porto Itaguaçu, fazendo um passeio de balsa pelo Rio Paraíba do Sul, lugar onde foi encontrada a imagem da Santa que consagrou a cidade de Aparecida.
Essa parte ficará para uma próxima postagem.
Aquele abraço



Gostou? Não gostou? Deixe um comentário.

9 Comentários:

Murilo S Romeiro disse...

Uma foto reportagem de primeira qualidade.
Foi um privilégio grande visitar a Basílica, e apreciar todo seu encanto e segredos ao lado de pessoas como voce.
Parabéns!
Abração
:-)

Diogo Sacramento disse...

Rodrigo,
Parabéns pela matéria e pelo excelente material fotográfico. Realmente um privilégio poder clicar nesses lugares incríveis.
Grande Abraço.

Blog do Paulo Ferraz disse...

Gostei dos artigos, dão informações dos lugares que visitamos, complementa nosso conhecimento...Por ter morado em Guaratinguetá e ter amigos em Aparecida, pude acompanhar a construção do Santuário Naconal desde a fundação, mas nunca tinha dito o privilégio de ir aonde fomos.

Blog do Paulo Ferraz disse...

Gostei de ler e de aprender muito coisa que complementa a nossa visita. Por ter morado em Guaratinguetá e ter amigos em Aparecida, acompanhei a construção da Basílica Nova desde a fundação, mas nem cogitava da existência de alguns lugares que fomos.

Paulo Brugger disse...

Maravilha Rostev. Muito bacana

Tiago D. | Fotógrafo disse...

Rostev...
Parabéns meu amigo, sensacional suas fotos!
Quando tiver uma TRIP pra lá me chama também...
[ ]s

Anônimo disse...

100 palavras lindo d+

evitacampos28@hotmail.com disse...

Gostei muito das fotos trabalho com crianças adolecentes e jovens gostaria muito de mostrar essas fotos para eles em um salão pois são em torno de 500 ao total, já que será apresentado um teatro de N.Sª Aparecida, ficaria mto grata se voces compartilhar essas fotos maravilhosas

Anônimo disse...

Lindo sua reportagem esta de parabens obg pela ajuda ^^

Postar um comentário

Se você não é um usuário do Blogger (Google) ou Wordpress, utilize a opção Nome/URL (se não tiver um site, deixe essa opção em branco). Não deixe de completar o formulário com seu nome ou apelido, pois é importante sabermos quem fez o comentário.

JAMAIS COMENTE DE FORMA ANÔNIMA.

Marcadores

Leitores



Notícias


Assine nosso Feed
Receba os artigos por email


BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO